A COMAP precisa trabalhar (28 de janeiro de 1956)

A COMAP, que teve um “período róseo”, quando da curta gestão do sr. Washington Simões, precisa agora, mais do que nunca, voltar às suas atividades em pról do povo.

Os abusos que se verificam, por todos os pontos e em todos os sentidos, no que diz alusão a desrespeito aos preços dos mais variados gêneros e utilidades, carecem de um dique.

Domingo passado, no Mercado Municipal, vimos uma senhora pagar cinco cruzeiros por um pé de alface! Parece incrível, não é? O açúcar deu outro “pulinho”. A carne, apesar de tabelada (fala-se em novos aumentos) é vendida por preços maiores, tôdas as vezes que o freguês adquire frações de quilo. Se o consumidor se der ao trabalho de fazer cálculo do peso e dos cruzeiros, em proporção ao custo da unidade de quilograma, constatará o que estamos afirmando. Êsse fato se repete, seguidamente, por parte da maioria dos açougueiros da cidade.

O tomate, o xuxú (imaginem!), a banana e tôdas as espécies de verduras e frutas foram às nuvens.

Muita coisa não pode ser vendida por preço acessível, hoje em dia. Mas que se praticam abusos e mais abusos a êsse respeito, ninguém negará.

Urge o reinício das ações da COMAP. Mas ações decididas, intransigentes, firmes. O dr. Argollo Ferrão, operoso e interessado pelas causas marilienses, como sempre foi, deverá voltar suas vistas para a COMAP. Se possível, integrar êsse organismo com elementos que não sejam representantes diretos e interessados de classes potentadas. De preferência, com pessoas que representem, pelo menos em maioria, o povo consumidor, ao invés de grandes comerciantes e industriais.

Êsse órgão, em boas mãos e integrado por gente que trabalhe, trará inúmeros benefícios ao povo de Marília. A respeito, já tivemos os frutos dessas ações. E estamos agora experimentando as consequências da inércia dessa entidade.

As coisas, no setor dos preços, em todo o Brasil e em especial em Marília, caminham com o leme desgovernado. Sem piloto.

A COMAP precisa trabalhar.

Extraído do Correio de Marília de 28 de janeiro de 1956

Comentários

Cláudio Amaral disse…
Infelizmente, tanto o Washington Simões como o ex-prefeito Argollo Ferrão já faleceram. E a entidade há muito deixou de existir.
Abraços,
Luiz Carlos Lopes Martins, jornalista, Marília (SP)

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)