Prognósticos... (5 de janeiro de 1956)

Não há exagero, não. Não estamos pintando em preto o quadro da vida do póbre. Não, porque não há tinta preta que apareça mais no painel do “modus vivendi” nacional. Uma pincelada do preto pessimista, já não é mais destacável, nem com o microscópio...

O fósforo subiu cem (?) por cento. Os cigarros subiram. Os calçados, idem. Roupas, então nem se fala. Verduras, frutas, feijão, arroz.

Os empregados de farmácias tem nova atribuição: alterar, diariamente, os preços das drogas e medicamentos. Para mais, é claro.

Da maneira como caminham as coisas, daqui há pouco, estaremos nas seguintes contingências:

Uma caixa de fósforo, Cr.$ 5,00. Um maço de cigarros, vinte. Uma dúzia de grãos de feijão, 50 cruzeiros. Uma injeção de vitamina, 800 cruzeiros. Um frango, 200 cruzeiros. Um par de sapatos, Cr.$ 1.500,00. Um quilo de carne, Cr.$ 100,00. Isto sem falar sobre o leite, que subirá, infalivelmente. Bem, carne e leite, não faz mal que subam de preços. Os póbres não comem carne e não tomam leite há muito tempo...

Um caboclo nos diziam, ainda ontem: “Seu moço, só vendo que beleza as ‘prantacao’! Tá tudo ‘bunito’, viçoso, qui dá gosto de se vê. Êste ano, vai tê ‘munto’ mantimento...” Concordamos com nosso amigo. E até trememos de medo. Medo dos “tubarões” e dos intermediários. Dos monopolistas, dos polvos humanos, aqueles que tiram proveito dessas ocasiões. Que adquirem tudo, na época das colheirtas, para armazenar e vender mais tarde, com preços próprios, imorais e de lucros fantásticos!

As coisas vão mal, mesmo. Ao iniciarmos este artigo, estávamos de óculos escuros. Agora já nos desfizemos desse utensílio cabotinesco. Mas, mesmo assim, continuamos a ver as coisas “pretas” para um futuro bem próximo. A menos que, com tantas elevações que se verificam ultimamente, subam tambem um pouco os brios e as providências dos responsáveis pelos destinos do Brasil, pondo um freio à febre da ganância nacional.

“Nunca tantos sofreram tanto...”

Extraído do Correio de Marília de 5 de janeiro de 1956

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)