Intenções de Paz (09 de março de 1956)

Não se sabe porque cargas d’água, a paz mundial vive tanto ameaçada ultimamente! Curioso: Eisenhower quer a paz; Bulganin, idem. No entanto, as coisas parece que se distanciam cada vez mais da almejada tranquilidade dos povos.

Lutas, confabulações, entendimentos, etc., são realizados à miude “em pról da paz”!

Os dois países – Estados Unidos e Rússia – que se supõe estejam mais bem armados do globo, inclusive com bombas atômicas, de hidrogênio, cobalto, etc. vivem discutindo a questão. Agora, o presidente americano enviou uma carta ao ministro vermelho Nikolai Bulganin, na qual pede à Rússia que coopere nos novos esforços para o desarmamento.

A carta do presidente rejeita também, diplomaticamente, o segundo convite feito por Buganin, para a conclusão de um pacto de amizade de 25 anos de duração, entre os Estados Unidos e a União Soviética. Mas, ao mesmo tempo, segundo se informou, a carta é escrita num tom amigável, “para que possa continuar a correspodencia com Bulganin”. Segundo informes recebidos pela “United Press”, a carta de Eisenhower ia ser entregue esta semana, em Moscou, pelo embaixador norte-americano, Charles E. Bohlem, mas uma dificuldade de ordem técnica no sistema de comunicações, entre Washington e a capital russa, impediu a transmissão, de acordo com os planos originais. Por isso é que a carta em apreço será entregue em princípios da semana e, em seguida, seu texto será dado a conhecer à imprensa.

O que é certo, é que com tantas “lutas pela paz” entre os dois países, nós, por aqui, é que sentimos a sensação de estar sentados sôbre um barril de pólvora!

O caso dos dois países, nessa “luta pela paz” está apresentando um fenômeno que se apresenta como bastante esquisito: um país confia, desconfiando do outro (“faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço” devem pensar ambos).

Pelo jeito, os entendimentos “pró paz”, acabarão resultando ainda num conflito. E de proporções imensuráveis, frisa-se bem...

Extraído do Correio de Marília de 09 de março de 1956

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)