Novo Cinema (08 de março de 1956)

Informaram-nos que a Empresa Teatral Pedutti, proprietária de uma grande cadeia de cinemas no interior, inclusive os dois locais, irá em breve construir uma casa dêsse gênero de diversões, na Vila São Miguel.

Indiscutivelmente, tal medida é oportuna e virá em muito, beneficiar os moradores do mais populoso bairro da cidade. O povo da Vila São Miguel, principalmente aquela parte que trabalha na cidade, dificilmente tem ensejos de assistir às sessões cinematográficas dos outros cinemas, pois aquêles que estão sujeitos a trabalhos de horário comercial, jamais conseguem tempo suficiente para isso. Na primeira sessão o horário entre o deixar do trabalho e o início do espetáculo torna-se diminuto; na segunda sessão, aquêles que devem iniciar as atividades pela manhã, não podem ir, de vez que necessitam repousar relativamente cedo, para trabalhar no dia imediato.

Assim, os moradores da Vila São Miguel, via de regra, só conseguem assistir filmes aos domingos. E, para isso, considerando-se a “enchente” que se verifica no único cinema em funcionamento na cidade, precisam sair de suas casas lá pelas 17 horas ou antes.

A construção de um cinema na Vila São Miguel é uma aspiração já velha dos moradores daquêle bairro, que há muito deveria ter sido atendida.

Fazemos votos para que de fato o sr. Emílio Pedutti torne em realidade as notícias a respeito, de vez que, em outras ocasiões, tal assunto foi abordado e estudado e acabou “ficando no tinteiro”.

O povo residente na Vila São Miguel – em sua maioria industriários e comerciários –, bem que merece possuir o “seu” cinema.

Divertimento de pobre, como dizem por aí, é mesmo cinema e futebol. Futebol, por exemplo, apesar de ser o esporte da maioria, não é da totalidade. Assim, é justo que os moradores daquêle grande bairro da cidade tenham o direito a um cinema mais próximo de suas residências, mais “à mão”, como se diz na gíria.

Por falar em cinema, os marilienses terão à sua disposição – tudo leve assim crêr – o Cine São Luiz, remodelado, já próximo mês. Depois de sua reforma, onde serão introduzidas poltronas estofadas, tela panorâmica, ar condicionado e outros melhoramentos.

Extraído do Correio de Marília de 08 de março de 1956

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)