Uma luta nóbre (16 de março de 1956)

Numa das últimas sessões da Câmara Municipal de Marília, o vereador Raul Pimazoni ofereceu à edilidade mariliense, o seguinte requerimento:

“Requeiro, ouvido o plenário e em regime de urgência, que se oficie ao exmo. sr. Governador do Estado, Jânio Quadros, que tanta amizade tem demonstrado por Marília, a fim de que sua excia. determine a criação de cursos ginasial e normal noturnos, no prédio do Ginásio do Estado local, pois, como bem disse o nobre colega reverendo Álvaro Simões, em sua brilhante “Crônica do Dia”, publicada no conceituado jornal CORREIO DE MARÍLIA, de 4 do corrente, inúmeros são os meninos pobres que trabalham durante o dia a fim de auxiliarem seus progenitores e a outros que, por serem órfãos, são obrigados desde a infância a assumirem a direção e manutenção de seu pobre lar, sem poder com isso prosseguir em seus estudos e ser útil, no dia de amanhã, aos seus familiares e, sobretudo, à Pátria. A mocidade de Marília aguarda com ansiedade e confiança ao apêlo ora dirigido ao exmo. sr. dr. Jânio Quadros. Em anexo, o recorte do jornal acima mencionado, bem como do CORREIO DE MARÍLIA desta data, que novamente tratou do assunto”.

Tal requerimento teve origem em comentários feitos por êste órgão, acerca da criação e instalacao de cursos ginasial e normal noturnos, mantidos gratuitamente pelo govêrno do Estado, para favorecer a uma infinidade de estudantes pobres de Marília, maximé aquêles que labutam durante o dia e só podem estudar à noite.

Das mais nobres é a luta em casa. Tanto assim, que o referido vereador, juntamente com mais dois – reverendo Álvaro Simões e Nasib Cury –, levaram a efeito na última sexta-feira uma reunião pública na Avenida Sampaio Vidal, que contou com a participação de dezenas e dezenas de estudantes, além de outras autoridades e representantes da imprensa. Na ocasião, um abaixo assinado foi providenciado, que será entregue ao sr. Governador do Estado, representando o anseio do público mariliense a respeito dêsse motivo e solicitando ao Chefe do Executivo bandeirante as providências a respeito.

A luta é das mais nobres.

Que os encabeçadores da contenda não esmoreçam, levando avante a idéia, propugnando pela sua consumação, para que não aconteça como a nossa decantada Faculdade, são os nossos votos.

Extraído do Correio de Marília de 16 de março de 1956

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)