Aumento dos preços da “Circular” (02 de junho de 1956)

Não entraram em vigor ôntem os novos preços (para mais, é claro) das passagens de ônibus da Emprêsa Circular Cidade de Marília. Segundo nos informaram, registrou-se um período de “tréguas” de dez dias. Assim sendo, tudo faz crer, que, no próximo dia 10, o povo mariliense sinta nos costados mais uma escorcha, a juntar-se às contas do imenso rosário de sacrifícios porque passa atualmente.

Os proprietários da firma, certamente justificaram perante o sr. Prefeito Municipal, os motivos do pretendido aumento. Com cifras e estatísticas, logicamente. Não compete a nós, discutir as razões ou contradizer as bases que tenham a respeito sido ponderadas. Apenas, como parte do povo mariliense, que paga sempre gemendo, mas sem bufar, nos manifestamos contra mais êsse aumento.

A emprêsa em tela tem uma grande responsabilidade para com o público. Ninguém pode desconhecer os bons serviços que presta a Marília e sua gente. Mas nem por isso, deve o povo arcar, periodicamente, com as consequências de novos aumentos de preços de passagens.

Gostaríamos de ver com que cara ficariam os comerciantes e intermediários que estão dia a dia elevando os preços de tôdas as utilidades, se o salário “sai-não-sai” não viesse a ser decretado! Por certo, a consciência de alguns deverá doer um pouco.

Que tenhamos (até algum dia) que ficar a mercê dos ditadores de preços a bel prazer, sem qualquer fiscalização governamental no sentido, ainda vá. Mas que soframos aumentos em passagens de ônibus de firma local, é de se lamentar. E muito, frizamos.

Por certo, apesar de nosso desagrado e de alguns protestos do público, mais esse aumento virá mesmo. A menos que o Prefeito Municipal, se não o autorizou, deixe de aceitar as razões apresentadas. O caso é desconhecido para nós, para ser abordado com maior propriedade. Fazemos tão somente um apelo ao Chefe do Executivo local; examine S. Excia. carinhosamente a questão. E outro aos proprietários da própria empresa: se possível, evitem mais esse sacrifício aos marilienses.

Extraído do Correio de Marília de 02 de junho de 1956

Comentários

Cláudio Amaral disse…
Parabéns pela iniciativa do blogue do "Zé".

Ele merece ser relembrado diariamente.

GIAXA

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)