Festa Literária (15 de junho de 1956)

Na noite de hoje, na Sociedade Luso-Brasileira, dar-se-á o lançamento oficial de “O Estranho”, livro de poesias de João Mesquita Valença, o poeta mariliense. Tal obra foi escolhida e selecionada pelo Clube de Poesia e representa um motivo de estimulo para os poetas da nova geração.

Não vai aqui a nossa critica ao mencionado livro. Por dois motivos: primeiro, porque ainda não tivemos a oportunidade de folheá-lo, embora tivéssemos sido distinguidos com um exemplar autografado; segundo, porque mesmo que tivéssemos lido a citada obra, nossa critica seria superficial, considerando nossos poucos conhecimentos sôbre a questão. No entanto, não podemos deixar de registrar o fato, apreciando-se pelo seu ângulo de representação objetiva, tanto para o jovem poeta, como para a própria Marília, no avanço de sua intelectualidade.

Em verdade, não se trata apenas de “um livro publicado” por um mariliense. Trata-se, isso sim, do significado elevadíssimo para o próprio progresso literário da cidade, com a divulgação de um compêndio de poesias modernas, num volume classificado por uma entidade especializada e que irá, por certo, alçar-se além do cenário literário nacional.

Sempre gostamos de divulgar tudo o que diz respeito direto ao progresso de nossa cidade e os trabalhos de nossa gente. Sempre nos esforçamos, por informar, além das fronteiras de nossa Marília, os fatos que traduzem progresso, idéias, iniciativas de trabalho, em qualquer campo, em qualquer sentido. É por isso, que noticiamos prazerosamente mais êsse acontecimento, que representa novo marco de dinamismo de um mariliense.

Em verdade, o lançamento de “O Estranho” não deve ter-se constituído em admiração para ninguém. Principalmente para aquêles que conhecem o Mesquitinha e sabem, sobejamente, as ilimitadas dimensões de sua capacidade poética, de seu gosto artístico. E como tudo no mundo tem sua vez, surge agora essa obra literária de grande vulto, a enriquecer ainda mais o cenário intelectual da “cidade menina”.

Hoje, será a Festa Literária. Ocorrerá o lançamento oficial de “O Estranho”. Um grande motivo para a cidade, para seu mundo intelectual. Ao registrar o importante acontecimento mariliense, fazemos os nossos reais votos para que êsse livro venha a ser o ponto de partida de novas publicações dêsse gênero, pelo poeta mariliense João Mesquita Valença.

E, terminamos, afirmando nossa sinceridade nesses auguros.

Extraído do Correio de Marília de 15 de junho de 1956

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)