O Dia do Município (21 de março de 1956)

4 de abril se avizinha. A data magna da municipalidade mariliense. O “Dia de Marília”. Comemorar-se-á a passagem do 28º aniversário de instalação do município.

A data será comemorada condignamente. Não com festas pomposas ou com estardalhaços de fantasias. Nem com despesas inúteis. A comemoração dêste ano, pautando uma linha de singeleza, simplicidade e sinceridade, a exemplo do ano pretérito, deverá encerrar maior brilho, porque as programações obedecerão unicamente a imposição do dever de homenagear com o coração e não com bandeirolas multicores. Porque é desejo dos marilienses, render graças à grande data, com o espírito da compreensão, do amor, da boa vontade.

Assim – entendemos –, devem ser as manifestações de um povo. Simples e sinceras. Espontâneas. Nada de fantasias, de despesas inúteis, maximé numa ocasião em que os cofres municipais não podem arcar com maiores despesas.

E o que dá maior brilho a essas homenagens, a essas manifestações, é o apoio do próprio povo, através de seus órgãos representativos, por intermédio de suas associações de classe, sindicatos e escolas.

A Comissão incumbida dêsses festejos, já realizou a sua primeira reunião. Reunião que foi presidida pelo Prefeito Municipal, dr. Argolo Ferrão. E que decorreu num ambiente democrático, quase familiar. Aliás, outra coisa não se esperava, de vez que aquelas pessoas que tomaram assento à mesa e os que presenciaram a aludida assembléia, representam, sem dúvida, a própria e harmoniosa família mariliense.

Em resumo, assim se constituirá o programa das homenagens que o povo de Marília prestará à cidade:

Alvorada, hasteamento do Pavilhão Pátrio, alocuções sôbre a magnitude da data, missa campal, desfiles, sessão solene na Câmara Municipal, revoada de aviões do Aero Clube, possivelmente a presença de uma esquadrilha de aviões da Quarta Zona Aérea, com paraquedistas e planadores e competições esportivas.

Além disso, os estabelecimentos escolares, associações de classe e mesmo igrejas, farão em suas sedes, pregações e programações especiais alusivas à data.

Poderá haver maior beleza e sinceridade do que isso?

Extraído do Correio de Marília de 21 de março de 1956

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)