O vereador “Ad Hoc” (07 de junho de 1956)

O termo não é oficial. Mas o homem, apesar de seus 80 anos (completará essa idade, no próximo domingo, dia 10), fez-se notar por todos, pela sua extraordinária assiduidade às sessões da Câmara Municipal de Marília. Isso, desde 1.948. E entre seus colegas, cá da redação, passou a ser considerado “Vereador de Marília “Ad Hoc”.

Aristides Ferreira Franco, seu nome. “Seu” Aristides, aqui para a turma do “Correio”, onde ele trabalha há quase vinte anos. E a avançada idade de “Seu” Aristides não o impede de continuar a colaborar com o primeiro jornal da Alta Paulista. Embora não possa, como é lógico, apresentar um rendimento de trabalho equivalente ao de um jovem de vinte primaveras, faz suas obrigações de maneira melhor do que seriam feitas por muita gente de trinta ou quarenta.

Às vezes, o desgaste de tantos anos de vida e de trabalho, domina-o por instantes. O cansaço ou aquele sono tão bonito e inocente da própria velhice, toma-o por momentos. E ele cochila em sua mesa de trabalho. Quando isso acontece, ninguém o interrompe. Torna-se ainda credor de mais profundo respeito. Há muito, foi autorizado deixar o labor. Será aposentado. Não sob o aspecto de proteção de “iaps”. De modo especial, pelo nosso diretor. Mas o homem nega-se a abandonar o trabalho. Não pode passar sem o convívio de nossa redação, não quer deixar que outra pessôa venha a executar os trabalhos que ele, com muito carinho e há tanto tempo vem desenvolvendo. E a prova disso, é a sua pertinácia. A sua fibra de caboclo, o seu amor ao trabalho, são um verdadeiro exemplo para todos nós que o conhecemos.

Sereno, perfeitamente lúcido em seus átos, com nítida noção do que faz e do que fala, “Seu” Aristides constitui-se num patrimônio moral dêste jornal. E num motivo de orgulho e respeito para todos.

Acompanha, através do rádio e da leitura de jornais, o movimento político nacional. Interessa-se por tudo o que acontece em Marília e no Brasil. E gosta de trocar suas idéias, com uma modéstia admirável; com uma sensatez digna de respeito.

Nas últimas sessões da Câmara, o homem não tem comparecido. O frio e o vento estiveram muito acentuados. Mas o homem colou os ouvidos ao rádio e acompanhou o desenrolar dos trabalhos da edilidade mariliense.

Se todos os presentes vinham notando a sua constância no comparecimento às sessões semanais da Câmara Municipal, com maior facilidade fôra notado pelos senhores vereadores. E assim, o Dr. Aniz Badra, quis prestar-lhe uma homenagem. A idéia do presidente da Associação Paulista de Municípios teve o apôio incondicional de todos os edís. E a própria Câmara Municipal, mandou confeccionar uma placa, que foi colocada numa poltrona especial, destinada ao nosso velho e querido companheiro. Na aludida chapa, estão gravados os dizeres oficiais em que a Câmara Municipal de Marília reconhece e homenageia o Sr. Aristides Ferreira Franco, como “o mais assíduos dos assistentes”.

Na sessão de hoje, dar-se-á o acontecimento. E nós, partilhando dessa homenagem que é prestada a “Seu” Aristides, carinhosamente o abraçamos.

Extraído do Correio de Marília de 07 de junho de 1956

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)