Salve, Marília! (04 de abril de 1956)

Salve, Marília, cidade menina da Alta Paulista!

Salve forja de trabalho e progresso febril e dinâmico!

4 de abril – data magna mariliense.

Marcando o transcurso de 27 anos de emancipação municipal, o dia de hoje significa uma efeméride grandiosa e transbordante de júbilo. Para todos os marilienses – autênticos ou genuínos.

Decorridos êstes vinte e sete anos, se voltarmos para o passado as nossas vistas, ficaremos pasmados ante o dinamismo progressista que conseguimos alcançar.

Em pouco mais de um quarto de século, Marília transformou, milagrosamente, matas virgens em clarões no oceano verde, onde se ergueram choças inseguras num terreno indígena e habitado por animais ferozes.

As choças foram substituídas por casas de madeira, que se transformaram em distrito de paz, alargaram suas raízes de desenvolvimento, expandindo-se sempre, até chegar a município e finalmente em comarca, para menos de trinta anos depois, metamorfosear-se nesta oficina de progresso e modernismo que hoje se chama Marília e que completa 27 anos de vida.

Exuberante é sua terra; privilegiada é a sua condição topográfica; bom e trabalhador – acima de tudo –, é o seu povo, que soube e foi capaz de transformar um sertão bravio num centro de civilização.

Parabéns, Marília!

Parabéns, povo mariliense!

Os poetas já cantaram, em versos sublimes e imortais, a beleza e o dinamismo desta terra.

Os observadores atinados, já se embasbacaram ao descrever as maravilhas de uma cidade e de um povo.

Até o jornal “Times”, de Londres, dentro de sua austeridade e irrepreensível linha de conduta, com seus gestos comedidos ao divulgar e noticiar, não conseguiu calar-se, vindo mostrar ao mundo, em palavras claras e precisas, o progresso de Marília!

Várias solenidades, estão programadas para comemorar esta auspiciosa data. No entanto, hoje não é feriado.

Infelizmente.

A magnitude desta data, bem que merecia a decretação de um feriado cívico.

Mesmo assim, os marilienses, devem colaborar com a data de hoje, prestigiando as comemorações do Dia do Município.

Comerciantes e industriais, povo de Marília, cerrai fileiras em torno dêste dia, deixando o trabalho e prestigiando a data magna da cidade.

Senhores comerciantes e industriais, dispensai por hoje todos os auxiliares, para que êles possam, diretamente, participar das homenagens patrióticas consignadas à Marília, como é o dever de todos os que vivem sob os céus desta magnífica terra de Bento de Abreu.

Salve, Marília, neste 4 de abril!

Extraído do Correio de Marília de 04 de abril de 1956

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)