Situação Anômala (27 de março de 1956)

Sempre ouvimos dizer que o interior é celeiro, a fonte de abastecimento dos grandes centros, no que tange aos gêneros alimentícios.

Principalmente no que diz respeito a cereais, verduras e frutas.

No entanto, aqui em Marília, isto não acontece. Verifica-se aqui a inversão dêsse pormenor. Tomates, por exemplo, consumidos em Marília, procedem de São Paulo e adjacências. As bananas, idem. Grande parte – senão a totalidade – do arroz consumido pelos marilienses, procede do Rio Grande do Sul e do Paraná. O feijão, em grande volume também, importamos do Paraná.

As frutas, quase tôdas, são de fora.

Se o interior é a fonte que abastece a Capital, conforme se afirma e conforme “provam” as estatísticas, alguma coisa anda errada a respeito.

Isso, pelo que percebemos, é um caso anômalo.

Até uma abobrinha (pequenina e raquítica), custa cinco cruzeiros em Marília! E tal artigo não vem da periferia de São Paulo, não provém das chácaras de Mogi das Cruzes...

O que será isso? O sólo mariliense é fértil, dadivoso e exuberante. Muita gente trabalha. Os órgãos incumbidos da distribuição de sementes, afirmam que a distribuição referida está sendo procedida satisfatoriamente. O mercado é esplêndido, com referência aos preços. Quem faz compras dêsses gêneros alimentícios, não poderá contestar. Até um xuxú já custa dois cruzeiros em Marília...

Uma coisa deve ser certa: disinterêsse pela horticultura em Marília. Tais mercadorias, importadas, dão menos trabalhos e possivelmente oferecerão lucros mais compensadores.

Não seria o caso de “dona” COMAP ou da Associação das Donas de Casa de Marília observar?

Extraído do Correio de Marília de 27 de março de 1956

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)