O V Congresso dos Municípios (13 de julho de 1956)

Já estão surgindo as teses dos vereadores marilienses, que serão apresentadas no V Congresso Estadual dos Municipios, certame êsse que terá lugar em Botucatú, nos dias 18 a 22 do corrente mês. O conclave será patrocinado pela Associação Paulista dos Municípios, sob a presidência do Dr. Aniz Badra.

Em nossa edição de ontem, publicamos, na íntegra, o trabalho que será apresentado e defendido pelo Dr. J. Coriolano de Carvalho, sobre o impedimento da devastação de matas, o reflorestamento propriamente dito e o incentivo à plantação de oliveiras.

Em outro local desta tiragem, publicamos a tese que será defendida pelos vereadores Reverendo Alvaro Simões e Edmundo Lopes, sobre o exercício gratuito da vereança municipal.

Por sua vez, o Dr. José Guimarães Toni está coligindo num só apêndice, uma serie de dados para formar a sua tese, que versará sobre a melhor distribuição de rendas aos municípios, incluindo nesse trabalho a reforma de um dispositivo constitucional, de vez que tanto se fala presentemente em reforma da Carta Magna.

Três trabalhos são conhecidos, por óra, que representarão a contribuição dos vereadores de nossa cidade, ao certame máximo do municipalismo, que terá lugar de 18 a 22, na bela “urbe” de Botucatú. É possível que novas teses venham a ser presentes, defendidas com conhecimento de causa por representantes marilienses. O que nos levou a comentar hoje tal assunto, é o nosso desejo de que nossa gente conheça bem a importância dos oportunos e valiosos temários, com que Marília, através da comissão especial de seus edís, participará do aludido conclave.

Os assuntos antes citados, são oportuníssimos e de interesse vital para a vida interiorana do Estado, que, em última analise significa a própria seiva do progresso do coração do Brasil, uma vez que a vida econômica da nação, está diretamente ligada, antes de tudo, ao interior.

Por certo, outros trabalhos poderão ainda surgir, da lavra dos representantes marilienses. Nossos desejos são que sejam tambem valiosos e oportunos como os que estamos referindo, que representam, indubitavelmente, esperanças de melhoria para dias futuros. Principalmente agora, no momento presente, quando esse força máxima que se chama municipalismo, começa a despertar de seu sono letárgico de centenas de anos e chamar, com justiça, a sí, as atenções dos poderes centrais, fazendo-os ver quantos erros foram praticados no passado, com a apatia e o indiferentismo que sempre se relegou os homens do interior.

Embora um pouco prematuramente, aquí deixamos consignados os nossos votos de boa viagem à comissão mariliense que integrará o V Congresso Estadual de Municípios e os auguros sinceros de que o êxito total seja realidade na realização do aludido certame, principalmente na aprovação unânime das teses que serão apresentadas em nome de Marília.

Extraído do Correio de Marília de 13 de julho de 1956

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)