Foram entusiasticamente recebidos pelo povo mariliense os seus bravos Expedicionários

(Entre eles, o cabo José Padilla Bravos, o José Arnaldo)

Ante-ontem, tôda a cidade vibrou de entusiasmo rendendo calorosas homenagens aos valentes expedicionários marilienses, que regressaram da guerra. Desde quinta-feira já era desusado o movimento nas ruas. Ás casas comerciais do centro, colaborando para o brilhantismo da recepção, ornamentaram artisticamente suas vitrinas, algumas delas apresentando notáveis e expressivas alegorias.

Na rua 9 de Julho, na esquina da avenida 10 de Novembro, foi erguido um arco triunfal, e, na quadra do coração da cidade, em frente ao Tenis Clube, foi levantado o palanque oficial, ostentando alegorias e saudações do Aéro Clube, do Tiro de Guerra e da Sociedade dos Amigos de Marília. Nos postes das ruas centrais, foram colocados escudos com legendas expressivas dedicadas à FEB. Em todos os bairros foram hasteadas bandeiras e no trecho central, o aspecto era de uma floresta de bandeiras. Quando se aproximava a hora da chegada do combôio da Paulista, havia uma compacta multidão desde a estação até a avenida 10 de Novembro, postando-se numerosas pessoas nas sacadas, nas marquises, nas platibandas e até nos telhados mais altos.

Do campo da aviação decolaram seis aparelhos, que sobrevoaram a cidade, tomando a seguir o rumo de Vera Cruz, de onde acompanharam o trem que conduzia os expedicionários.

Na “gare” da Paulista, as autoridades locais, civis, militares e eclesiásticas, tôdas as componentes da Legião Brasileira de Assistência, representantes da imprensa e pessoas gradas, aguardavam o combôio, cuja entrada na estação foi festivamente assinalada pelo espoucar de fogos e pelo som de uma vibrante marcha executada pela Banda Municipal, prorrompendo o povo no desembarque dos “pracinhas” em calorosos aplausos.

Formado o cortejo, na esquina da antiga Avenida Brasil, ao se proceder a inauguração da placa da nova denominação – Avenida dos Expedicionários – a sta. Zuleika Partejani, aluna do pré-Normal da Escola Normal Sagrado Coração de Jesus, pronunciou um vibrante discurso. A seguir, o cabo Marcílio Luiz Pinto, um dos “pracinhas” mais populares na cidade, descerrou a placa, sob delirantes aclamações.

Prosseguindo o cortejo pela rua 9 de Julho, em todos os pontos por onde passavam os expedicionários, o povo os recebia entusiasticamente.

Alcançada a avenida 10 de Novembro, que estava literalmente lotada, dirigiram-se os rapazes para o palanque oficial, onde se encontravam pessoas de suas famílias, tendo o sr. João Neves Camargo, prefeito municipal, preferido um discurso de saudação em nome da cidade, tendo, em seguida, usado da palavra o dr. Laércio Barbalho, pela Sociedade dos Amigos de Marília e da Legião Brasileira de Assistência.

Começando o desfile, a banda de tambores e cornetas do Tiro de Guerra abriu caminho entre a multidão, marchando garbosamente sob o comando do sargento Isaias Rodrigues Martins, um dos organizadores da ordem da formação, vindo após o Ginásio Estadual, Esc. Tec. de Com. Normal Livre Sagrado Coração de Jesus, os atletas uniformizados da A. A. São Bento, primeiro, segundo e terceiro grupos escolares, todos conduzindo dísticos patrióticos, bandeiras adicionais e das Nações Unidas, sendo que o povo aplaudia freneticamente cada nova parte do desfile que atingia a frente do palanque.

Terminado o desfile, mais ou menos às 14 horas, no Líder Hotel, foi oferecido um almoço aos “pracinhas”, no qual tomaram parte o 1º Tte. Eduardo Cerqueira César, cabos Marcilho Luiz Pinto e José Padilla Bravos, soldados Moacir Augusto de Oliveira, Ângelo Tristão de Faria, Laurindo Francisco da Silva, Otaviano dos Santos e Nivaldo Pereira dos Santos, todos expedicionários que ante-ontem chegaram. De Marília estiveram presentes no almoço as seguintes pessoas: dr. Breno Caramurú Teixeira, Juiz de Direito; Sr. João Neves Camargo, Prefeito Municipal; pe. Luiz Otávio Bicudo de Almeida, dr. Dorival Morais Rosa, Delegado Regional de Polícia; pe. José Fortunato da Silva Ramos, dr. Lauro Bonilha de Toledo, Delegado Adjunto de Polícia; Tte. José Jatobá, sargento Isaias Martins, prof. Antônio Reginato, inspetor Escolar; dr. Osvaldo Rocha Mello, presidente da SAM; prof. Oguimar Rugeli, inspetor escolar, representando a Delegacia Regional do Ensino; prof. Geraldo Brandão, diretor do Ginásio Estadual; prof. Ramiz Gattaz, representante da “Folha da Manhã” e do Serviço Informativo da SAM; José Gonzaga, do Rotary Clube; sr. Trajano Pupo, presidente da Associação Comercial; dr. Marcelo Neves Morelli, dr. Benjamin Vasconcelos, do Departamento Estadual de Informações; srs. José Palma, Francisco Palma, Basileu Assiz Morais, secretário da L.B.A., Benedito de Oliveira Filho, dr. Antônio Carlos Correia, presidente da C.C.E.; dr. José Orlando Beldorado, agrônomo Regional; Luiz Pelegrino Filho, da Sociedade Odontológica de Marília; prof. Antônio Freire de Souza, diretor do 2º Grupo Escolar; dr. Waldemar Muniz da Rocha Barros, dr. Benjamin Ribeiro de Castro, dr. Paulo Stipp, professora Sofia Marciglia, dr. Miguel Argolo Ferrão, presidente do Rotary Clube; dr. Laércio Barbalho, dr. Abelardo Morais, representante do Marília Tenis Clube, sr. Venâncio de Souza, stas. Amélia Pierre e Rosa Scarossato, sr. Herculano Pires, sr. Nechenja Singal, representante do “Diário Paulista” e João Ferraz Sobrinho, gerente da PRI-2, que gentilmente representou esta fôlha.

À sobremesa, usou da palavra, em nome da Legião Brasileira de Assistência, o sr. Venâncio de Souza, tendo respondido, pelos expedicionários, o Tte. Cerqueira Cesar.

HOMENAGEM NO GINÁSIO ESTADUAL

Às 17 horas, realizou-se no Ginásio do Estado, uma festa cívica promovida, pelos estudantes, sta. Amarylis Santana Lara e Francisco Sanches, em homenagem aos “pracinhas”.

Quando os rapazes entraram no salão nobre, onde realizou-se a festa, a numerosa (platéia) os ovacionou longamente, sendo, então, constituída a mesa, que foi presidida pelo jovem Francisco Sanches, que revelou-se um talentoso, líder estudantino, agindo com muito desembaraço e correção.

Tomaram lugar à mesa os srs. João Neves Camargo, prefeito municipal, prof. Gandur Eduardo Abgalil, João Ferraz Sobrinho, gerente da PRI-2, dr. Antônio Pereira Manhães, pe. José Fortunto da Silva Ramos, tte. José Jatobá, stas. Amarylis Santana Lara, Leda Banzato, prof. Geraldo Brandão, diretor do Ginásio e Nechenja Singal, pelo “Diário Paulista”.

Usaram da palavra o prof. Geraldo Brandão, as stas. Luiza Eneida, que declamou uma poesia, o jovem Mendes Rios, pelo Grêmio Literário Esportivo “Sampaio Vidal”, as stas. Amarylis Santana Lara e Leda Banzato, declamando versos de Castro Alves, o escritor dr. José Geraldo Vieira, que pronunciou uma soberba peça oratória de grande atualidade e o dr. Antônio Pereira Manhães.

A seguir foram servidos doces e um ponche aos convidados.

FILMAGEM

Tôdas as homenagens prestadas aos nossos valentes soldados, foram filmadas pelo operador sr. Almeida Fleming, do Departamento Estadual de Informações.

IRRADIAÇÃO

Conforme noticiamos, a PRI-2, Radio Clube de Marília, cooperou para o êxito das festas transmitindo do palanque oficial os discursos e a reportagem do desfile, assim como o almoço oferecido aos expedicionários. À noite, nos estúdios, foi realizado um “show” em homenagem aos mesmos.


ORNAMENTACOES DE VITRINAS

Foram as seguintes as casas comerciais que ornamentaram suas vitrinas, algumas delas apresentando magníficas alegorias: na avenida 10 de Novembro: Alfaiataria Globo, Livraria Brasil, Marabá, Maripan e Cine Bar. Na rua 9 de Julho, o Bazar Cruzeiro. Na rua Prudente de Morais, Casa das Novidades, Casa dos Óculos, Casa Econômica, Casa Carlos, Casa Nova América, Casa Sobreira, Casa dos Vidros, Casa Palma e Casas Pernambucanas e A Elite. Na rua São Luiz, A Imperatriz, Casa Mimosa, Bazar Mimoso, Casa Bom Pastor e Casa Guarani.

RETRETAS

Pela Banda Municipal, regida pelo maestro Jorge Gaiatti, realizou-se, no coreto da praça Saturnino de Brito, uma retreta em que foram executadas somente marchas cívicas. No palanque da avenida, a Corporação Musical “Santa Cecília”, sob a regência do sr. Domingos Nunes, executou interessantes peças do seu repertório.

CHURRASCO

Ontem, no Parque Infantil, foi-lhes oferecido um churrasco em que tomaram parte inúmeras pessoas.

Extraído do Correio de Marília de 12 de agosto de 1945

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)