As comissões da Camara Municipal (22 de janeiro de 1957)

Na próxima quinta-feira, realizará a Câmara Municipal de Marília, a sua primeira reunião ordinária do presente exercício. Como sabem todos, nessa sessão, serão eleitas as comissões especiais do legislativo mariliense.

Embora não pareço, a sessão referida revestir-se-á de importância capital, pois da perfeita escolha dos membros das comissões permanentes, dependerão os próprios êxitos do plenário. Como sempre, nossa reportagem andou “baratinando” alguns vereadores, com o objetivo de saber se existem opiniões já formadas para a constituição das aludidas comissões. O que soubemos a respeito, não nos trouxe nenhuma alegria. Confessamo-lo, embora não tenhamos a mínima pretensão de imiscuir-nos nos serviços do legislativo mariliense. É que, pelo que pudemos entender, as comissões especiais – se autênticas as informações que nos prestaram –, serão formadas à base de entendimentos políticos. Causou-nos espécie a informação embora nenhuma admiração. No entanto, pensamos que as comissões especiais da Câmara Municipal devem ser formadas em bases técnicas dos conhecimentos dos próprios vereadores, já que suas missões são espinhosas e representam a própria circulação do sangue dos trabalhos legislativos.

Assim, seria um contrasenso, um leigo em questões de direito fazer parte da Comissão de Justiça ou um desconhecedor de finanças figurar no aludido núcleo, e, assim por diante.

Deverão os senhores edís atentar para êsse fato, deixando de lado conchavos e acertos políticos. Os elementos das Comissões deverão ser aproveitados dentro de suas qualidades técnicas especiais; e quando o número não puder ser completo nesse particular, lançar-se-á mão daquêles que maiores qualidades revelam para as especialidades das mesmas comissões.

Aí está um assunto a exigir, por certo, as atenções do presidente Badra e dos próprios líderes das diversas bancadas políticas com assento à Câmara Municipal.

Nossas observações, bem intencionadas, objetivam unicamente colaborar com os senhores edís, embora possam ser, como aconteceu outras vezes, mal interpretadas.

Os trabalhos de um parlamentar, dependem do bom andamento e da eficiência das comissões permanentes. Até o próprio Executivo chega a depender das aludidas comissões, pois os dois poderes – Executivo e Legislativo – são harmônicos e, embora trilhando caminhos diferentes, encontram-se no final da jornada – servindo os marilienses e engrandecendo a cidade.

Quinta-feira, como dissemos, teremos a escolha dos membros que integrarão as comissões especiais da Câmara Municipal. Oxalá nada aconteça semelhante aquilo que nos informaram há dias.

Extraído do Correio de Marília de 22 de janeiro de 1957

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)