Mestres em Filosofia (30 de janeiro de 1957)

Sancionou o Governador do Estado, o projeto de lei aprovado pela Assembléia Legislativa paulista, criando a Faculdade de Filosofia para Marília.

Sabem todos, que a concretização oficial dêsse empreendimento representa a recompensa de vários anos de lutas do povo mariliense, através de seus poderes constituídos, de sua imprensa e de suas entidades de classe. É, pois, um motivo de justo orgulho, a criação dêsse curso superior oficial em nossa cidade. Nossas lutas a respeito, que datam de anos, não foram em vão. E, tampouco representaram uma pretensão desmedida de nossa parte. Marília, com mais de 100 mil almas, desfrutando de privilegiada situação topográfica e representativa na região, sendo, justamente a “capital” da Alta Paulista, não só completará uma grande necessidade própria, preenchendo enorme lacuna, como também irá beneficiar centenas de jovens de inúmeras zonas circunvizinhas.

Propalou-se há pouco, que iríamos encontrar dificuldades inúmeras, para manter a Faculdade de Filosofia, especialmente tendo-se em conta a deficiência (é lamentável confessa-lo) de professores especializados para formar novos mestres. Citou-se exemplos frisantes a respeito, com a menção mesmo de outros centros estudantís de grande importância e relevante tradição no Estado.

Pequena preocupação, passou a habitar em nós, com referência a êsse particular. Não o chamado pessimismo, mas sim o reconhecimento de que alguma coisa de verdadeiro vinha acontecendo nesse sentido. Não somos autoridade no assunto e nem mesmo estudiosos a respeito, mas, vez por outra, líamos alguma coisa acerca da questão fôra abordada por especialistas.

Agora, termos conhecimento da Circular nº 35, da Cúria Diocesa de Marília, publicada em nossa edição de ôntem, abandonamos aquela preocupação que pesava sôbre nós, com referência às prováveis e possíveis dificuldades que depararíamos, para conseguir professores especializados em filosofia para a nossa Faculdade que deverá funcionar, se Deus quiser, já no próximo ano.

Em fins de fevereiro vindouro, conforme se depreende do mencionado aviso, aqui aportarão os srs. Padres dr. Afonso Martinez e dr. Jaime Espinosa, formados respectivamente em Direito Canônico e Medicina. São mestres do Instituto Secular “Opus Dei”, que ministram ensinamentos espirituais e científicos.

Até maio, ainda conforme a circular citada, estarão em Marília, mais dois membros dêsse instituto, formados em filosofia.

Eis aí, o porque de termos abandonado aquêles resquícios de preocupação que tínhamos entre nós, perfeitamente justificada. Êsses dois sacerdotes-mestres, irão trazer para Marília, e, especialmente para os jovens ávidos de haurir as luzes da ciência filosófica, vantagens enumeráveis. Por aí, poderão os marilienses estar certos, de que não teremos nós, o problema que parecia um fantasma, das dificuldades em contratar mestres capazes, de idoneidade moral, de renome.

Elementos do “Opus Dei” sòmente encontram-se em escolas de renome invulgar e de tradição. Marília, por isso mesmo, será uma cidade privilegiada. Êsses padres-professores, serão uma intocável garantia para o nome intelectual de Marília e de sua Faculdade de Filosofia.

Podem os marilienses ficar descansados a respeito. Poderão ser outros os problemas para o funcionamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de nossa cidade; jamais, conforme agora sabemos, o fator “deficiência de mestres”.

Extraído do Correio de Marília de 30 de janeiro de 1957

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)