O Dia do Município (21 de março de 1957)

Com vistas às necessárias festividades que deverão ser levadas a efeito no próximo dia 4 de abril, a data magna da emancipação municipal de Marília, estiveram reunidos anteontem, no gabinete do sr. Prefeito, juntamente com o Chefe do Executivo local, o dr. Aniz Badra, presidente da Câmara e os vereadores Raul Pimazoni, Guentelo Tamashiro e José Brambilla, tendo deixado de comparecer o outro membro da comissão incumbida, sr. Edmundo Lopes.

O “Correio” fez-se presente ao ato, na pessoa do sr. José Cunha de Oliveira, tendo o sr. Miguel Neto representado a Rádio Dirceu. Compareceu também o fotógrafo Sebastião Carvalho Leme.

Decorreram bem os trabalhos do primeiro contacto dessas pessoas, incumbidas da elaboração do problemas das festividades do Dia do Município.

Ficou o dr. Aniz Badra de ultimar as conversações com o deputado Ulisses Guimarães, para termos uma solução definitiva da vinda ou não dos fuzileiros navais à nossa cidade, por ocasião dessa magna data. Da questão, surgiu a preocupação do alojamento da banda aludida, uma vez que a mesma é composta em seu total de mais de 300 figuras, sendo que nas excursões pelos diversos pontos do país, o conjunto costuma reduzir-se para pouco mais de 100 elementos.

A Câmara Municipal realizará sessão solene, quando inaugurará os retratos em plenário, de s. excia. revdma. d. Hugo Brassane de Araujo, o arcebispo-bispo de Marília, do general Juarez Távora, ex-candidato à Presidência da República e do comendador dr. Cristiano Altenfelder Silva, o “mariliense do anos de 1.956”.

Serão convidados especiais, contando o povo com as suas presenças, os srs. Governador do Estado e Secretário da Educação, além de prefeitos e vereadores de vários pontos da região.

Um belíssimo concurso de vitrinas será instituido no ensejo, com a colaboração da Associação Comercial de Marília, no qual serão apresentados, pelas vitrines das casas comerciais da cidade, dísticos e motivos alusivos à data e à cidade.

Também um concurso de saudação escolar será instituido, para determinar a melhor dissertação estudantil sôbre o acontecimento. O vencedor fará jús a uma bolsa de estudos.

A “tocha olímpica”, conduzida por atletas do Yara Clube será a costumeira atração do dia 4 de abril.

As autoridades visitantes deverão percorrer em caravana, os pontos pitorescos da cidade, às obras municipais e os atrativos de Marília.

Aí está um resumo dos primeiros entendimentos havidos entre o sr. Prefeito Municipal e a Comissão incumbida da organização dos festejos do próximo aniversário de Marília.

Extraído do Correio de Marília de 21 de março de 1957

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)