Clube Universitário de Marília (19 de julho de 1957)

Em boa hora, diversos estudantes marilienses que atualmente cursam variadas faculdades de ensino em São Paulo, Paraná, Ribeirão Preto, Araraquara, Baurú e Marília, cogitaram da fundação em nossa cidade, de um Clube Universitário.

Terá a novel agremiação, funções culturais, científicas, sociais, esportivas e recreativas e servirá de um élo de arregimentação e amisade entre a classe, unindo a todos para facilitar a todos.

Servirá tambem a entidade, para orientar técnica e profissionalmente os novos candidatos ao ingresso em diversas faculdades.

Não ha dúvida de que tal empreendimento representa um grande passo dentro do setor estudantil superior de nossa mocidade, que, com isso, dá provas sobejas de um espírito lúcido de harmonia e compreensão comuns dentro da grande classe, cuja iniciativa trará, por certo, no futuro, facilidades inúmeras, no sentido de orientar e manter mais únicos os moços que se interessam em haurir as luzes da ciência, cursando hoje, em diversos pontos do país, cursos vários do ensino superior.

Um belo gesto, indiscutivelmente, da mocidade estudantil da cidade que é um “símbolo de amor e liberdade”.

Hoje, às 15 horas, na Associação Comercial, deverão reunir-se os estudantes interessados, a fim de entabolarem as conversações preliminares e os estudos iniciais à concretização do acontecimento, que traduz sem sombra de dúvida, a preocupação da classe em manter-se cada vez mais unida, mais coesa. Precisa mesmo Marília ser engrandecida com mais esse melhoramento, pois tal fato representa um melhoramento, de vez que traduz sinal indiscutível de adiantamento progressista, encabeçado pela própria classe que tudo faz para manter-se unida e cada vez mais sólida.

Nossos votos sinceros que seja o referido clube, uma verdadeira “casa do estudante universitário mariliense”, onde aqueles que estudam ciências superiores e aqueles que se preparam para ingressar em universidades ou faculdades isoladas, constituam uma família de irmãos e marilienses sinceros, com o lema de “um por todos e todos por um”. Que as dificuldades e os impecilhos normais e naturais que se antepõem aos grandes empreendimentos não venham a arrefecer os ânimos desses jovens entusiastas, que representarão a continuidade da gente culta de nossa grande e querida Marília.

Todos sabemos que na maioria das sociedades, apenas um pequeno número de participantes torna-se abnegado e trabalhador, enquanto u’a maioria logo se desgarra da iniciativa, esfriando o estado de ânimo. Oxalá tal não aconteça, nesse caso, que é, sob todos os prismas, um grande empreendimento. Que os demais estudantes mantenham sempre contacto com o clube, informando e orientando o andamento de tudo o que se relaciona com os diversos cursos e faculdades, a fim de que a organização esteja sempre em condições de poder atender a todos seus associados com a prestação de informes acerca da própria vida estudantil universitária. Que o intercâmbio seja patente e sólido, como patente e sólida está manifestada a boa vontade dessa iniciativa.

Enfim, que a efetivação da medida seja rápida e que de fato venha a significar um élo indestrutivel da amisade necessária e imprescindível da classe estudantil universitária mariliense, numa prova irretorquivel, que até a mocidade local se preocupa com a união de idéias e de ações de todos os marilienses, em todos os sentidos e campos, como unidos são os marilienses de nossos dias, em todas as circunstâncias que aludem ao povo, à cidade e ao seu vertiginoso progresso.

Extraído do Correio de Marília de 19 de julho de 1957

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)