A Faculdade e o seu Diretor (13 de julho de 1957)

Tivemos a satisfação de conversar com o Prof. Dr. José Quirino Ribeiro, recentemente nomeado pelo Sr. Governador do Estado, para dirigir a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília. Homem simples e accessível, apesar de seu alto cargo público. Modesto, sobretudo.

O prof. Quirino, pelo que nos afirmou, levou de Marília e sua gente, as melhores das impressões. Foi capaz de bem interpretar o contentamento de todos os marilienses, pelo atendimento governamental déssa antiga aspiração de nossa gente. Percebeu, de inicio, as possibilidades de Marília e a justeza da luta mariliense, em dotar nossa cidade desse marco de ensinamento.

Foi cercado de todo o carinho pelo Sr. Prefeito Municipal, pelo Presidente da Câmara, por inúmeras outras pessoas, como autoridades, mestres, alunos e vereadores.

Por nosso lado, gostamos tambem das qualidades pessoais e lhaneza de trato demonstradas pelo ilustre Diretor da Faculdade de Filosofia. Gostamos, sobretudo, de sua modéstia e simplicidade em atender-nos e conosco discutir assuntos relacionados com a instalação desse curso oficial de ensino superior óra criado em Marília.

Solicitou-nos o Prof. Quirino, fossemos seu porta voz, no sentido de auscultar o povo mariliense, em especial a classe estudantil, acerca das maiores tendências ou preferências dos diversos cursos da mencionada Faculdade. Não estamos fazendo tal, neste momento, porque os estudos a respeito, para que a parte interessada se manifeste, virão à luz oportunamente. Néssa ocasião, o povo, não só de Marília, como tambem de toda a região, agora beneficiada com a criação da Faculdade de Filosofia, fará chegar até o mesmo, os motivos dos cursos preferenciais. Isso, segundo nos asseverou o ilustre catedrático, irá representar importância capital pára o funcionamento da escola. Enquanto tal medida não vem a conhecimento público, propiciando a manifestação solicitada, a parte interessada poderá, desde já, ir raciocinando sobre a questão.

Eis a relação dos catorze cursos que comporão a nossa Faculdade de Filosofia: Filosofia, Línguas neo-latinas, Clássicos, Línguas anglo-germânicas, Matemática, Física, Química, História Natural, Pedagogia, Ciências Naturais, Psicologia, Didática, Geografia e História.

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília, como todas as do gênero, apresentará um tríplo objetivo: formação de pesquisadores, formação de magistério médio e formação de mestres em cultura desinteressada.

Em tempo hábil, conforme dissemos, serão oferecidos ao público, os meios próprios para o recebimento das manifestações de preferências preliminares e mais acentuadas a respeito.

Na ocasião, tornaremos ao assunto.

Extraído do Correio de Marília de 13 de julho de 1957

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)