Uma “boa bôca” ” (4 de julho de 1957)

Desde há muito, que se diz por aí, que o mundo é dos sabidos. Cada vez mais nos convencemos da verdade dessa assertiva.

Certa ocasião apareceu em Marília um cidadão que se apresentou através da Rádio Clube, como sendo de nacionalidade Argentina, médico, cantor, artista de rádio e TV, automobilista, ex-deputado federal portenho, jornalista e mais uma outra infinidade de coisas. Seu nome é dr. Juan Caruso. Muito conversador, bom cantor, por sinal; impressionante em suas palestras, etc. Tornou-se logo popular, uma vez que seguidamente dava o ar de sua graça por estas paragens. Certa ocasião concedeu-nos uma entrevista algo fabulosa, onde colocou (e)m destaque a missão da imprensa, como um dos marcos imprescindíveis ao progresso do mundo de nossos dias.

Mas o homem é mesmo irriqueto e bom palrador.

Contou-nos ter contraido matrimônio em Marília, em cujo município é também fazendeiro.

Quando da visita do sr. Brasílio Machado Neto para proceder o lançamento da pedra fundamental do edifício SESC-SENAC, foi realizado um banquete no Restaurante Marília. Ali compareceu o nosso amigo Caruso, com u’a máquina fotográfica, tendo “batido” mais de 50 chapas sem trocar o filme!

Por ocasião da realização da Convenção Ruralista de Assis, quando verificou-se o “reencontro de conciliação” entre e o Presidente da República e o Governador do Estado, ali fomos encontrar Juan Caruso, com u’a máquina fenomenal: “filmando” e “fotografando” tudo. O homem “furou” Jorge Ferreira, do “Cruzeiro”, Amaury Vieira, da “Piratininga”, Carlos Spera, da “Difusora”, o próprio Chateaubriand e centenas de outros repórteres das Capitais e do interior. Na aludida convenção ruralista, o dr. Juan Caruso chegou a ponto de “furar” a “barreira” de autoridades e policiais que cercava o Presidente Kubitschek, para bater amigavelmente no ombro do sr. Juscelino, a fim de apresentar ao Chefe de Estado um cidadão mariliense, que desejava conversar com Sua Excia.! O homem é mesmo “peitudo”.

Certa vez, circulou pela cidade a notícia da existência de um mandato de prisão contra o mesmo, procedente da polícia paranaense.

Agora, através do “Diário da Noite”, edição de 1º do corrente, ficamos inteirados da notícia a seguir transcrita:

“Um sensacional “raid” automobilístico será iniciado, na primeira quinzena do próximo mês de agosto, por Juan Caruso, médico, artista da televisão de São Paulo e consagrado “às” do volante. Caruso, que já realizou numerosas provas dêsse gênero, entre as quais se destaca o circuito Rio – Uruguai – Argentina-Rio, coberto em 39 dias, 7 horas e 27 minutos, pretende coroar sua carreira com excursão que obedecerá ao seguinte itinerário: Partida desta capital, em cujas ruas centrais fará uma volta olímpica, com paradas à porta da redação de cada jornal paulistano; rumo ao Rio, de onde, depois de prestar homenagens ao presidente da República, no Palácio do Cadete, embarcará em navio para a Europa, percorrendo os seguintes países; Portugal, Espanha, França, Itália: viagem por mar, rumo aos Estados Unidos, para cobrir a distancia entre Nova York e o Canadá com retorno àquela cidade, seguindo, pela Estrada Panamericana, para o Texas, México, Guatemala, Cuba, Nicaragua, Venezuela, Colômbia, Panamá, Equador(,) Peru, Chile, Bolivia, Paraguai, Argentina, Uruguai, sul do Brasil, São Paulo e Rio, com chegada na Capital Federal, em frente ao Palácio do Catete.

PROPAGANDA DO BRASIL

Juan Caruso é de nacionalidade argentina, mas se encontra radicado há anos no Brasil, onde constituiu família. Numa demonstração de apego ao país em que vive e onde nasceram seus filhos, ele aproveitará a realização da prova para fazer propaganda do nosso café e das atrações turísticas do Brasil. Para isso, seu carro ostentará distícos, tais como: “Beba café brasileiro e beberá o melhor café do mundo!”; “Faça turismo, conhecendo o Brasil, a maravilha do turista!”.

HOMENAGEM ÀS AUTORIDADES

Além do presidente Juscelino Kubitschek, Caruso homenageará os chefes dos governos de todos os países que percorrer, oferecendo-lhes um troféu da “Irmandade dos Amigos do Brasil”. O primeiro a recebe-lo será o general Craveiro Lopes, pois que, em Portugal, terá inicio a parte do “raid” a ser realizado no exterior. A proposito, esclareceu o consagrado automobilista: “Em cada país oferecerei ao respectivo chefe de governo um troféu, no qual figuram as bandeiras do Brasil e a Olímpica, como homenagem que, em nome desse querido país, quero prestar às nações que visitar”.

APÊLO À INDUSTRIA

Ponderou Juan Caruso que encontrará dificuldades na realização da prova, principalmente de ordem financeira, motivo pelo qual, tendo em vista a propaganda que, para o Brasil seu principal produto de exportação, ela fará, espera que o Instituto Nacional do Café e os órgãos relacionados com as atividades turísticas o auxiliem.

Por nosso intermédio, Caruso faz um apêlo aos dirigentes das industriais automobilisticas DKW, Vemag, Wolkswagen e Willys Overland, pois que – afirmou – muito prazer teria em realizar a prova num carro de fabricação nacional, com o qual, aliás poderia fazer excelente propaganda de nossa industria automobilistica.”

Até aí, nada de mais. Acontece que com uma “bôa boca” déssas (auxílio oficial e particular, automóvel novo “na faixa”, etc)., até nós, que somos mais bobos, “toparemos a parada” de fazer tal “raid” automobilístico e propaganda do café do Brasil!

Extraído do Correio de Marília de 4 de julho de 1957

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)