Precisamos de mais semáforos (28 de agosto de 1957)

Não ha (como) negar que o serviço de policiamento e fiscalização do trânsito em nossa cidade, apesar de ser bastante eficiente, está a reclamar a instalação de mais alguns semáforos em diversos pontos da “urbe”.

Marília reclama, de ha muito, a urgência dêsse sistema facilitador e orientador de trânsito, com aparelhos melhores e mais modernos, especialmente os chamados “automáticos”.

A introdução de novos “luminosos” em diversos pontos da cidade, especialmente no centro, está sendo uma urgência indiscutivel. O crescimento da cidade, o aumento de seu trânsito – pedestre e motorizado –, está a exigir as atenções das autoridades de direito, nêsse particular.

O assunto já foi focalizado por nós, repetidas vezes. Já mereceu tambem as atenções da Câmara e da própria Prefeitura, mas, ao que parece, a questão encontra-se ainda “no tinteiro”.

A própria Diretoria do Serviço de Trânsito, em São Paulo, fabrica hoje, tais apetrechos auxiliares de trânsito. Se as providências tivessem sido procedidas no passado, teriam o próprio Estado ou o município economisado uma regular quantia, eis que se os preços atuais dêsses aparelhos, pelo que estamos informados, são de duas vezes ou mais do que aqueles que vigoravam ha dois ou três anos passados.

Quanto mais for protelada éssa necessidade, mais serão onerados os cofres públicos no futuro.

A propósito, lembramos os responsáveis pelo fato, de que, na cidade de Presidente Prudente, que por sinal está bem aparelhada nêsse sentido, existe um semáforo luminoso, dêsses do tipo automático,que se encontra em desuso e praticamente abandonado, encostado em algum lugar. Não seria o caso do encarregado local do Serviço de Trânsito e o próprio sr. Prefeito intercederem junto à D.S.T. na Capital, pleiteando a remesse desse objéto para ser usado em Marília?

Tal aparelho poderia substituir o que atualmente está em uso na confluência da Av. Sampai(o) Vidal com a Rua 9 de Julho, transferindo-se êste para outro ponto, dos muitos que estão a exigir êsse melhoramento.

Aquí fica êsse lembrete, com esperanças de que haja possibilidade de transferir-se para Marília, o semáforo que está em desuso em Presidente Prudente. Por outro lado, fica tambem o reforço da lembrança para que se tomem o quanto antes, as providências necessárias, a fim de que Marília póssa, o mais breve possivel, ter suprida éssa deficiência.

Extraído do Correio de Marília de 28 de agosto de 1957

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)