Hosana a Dom Hugo (4 de setembro de 1957)

Está em festas hoje a Diocese de Marília. Dom Hugo Bressane de Araújo, Arcebispo-Bispo local, está aniversariando nésta data. Quasi que obrigatoriamente, todos os marilienses participam da efeméride, com imensa satisfação. As datas natalícias das pessoas estimados, são comemoradas condignamente, numa integral comunhão de alegria e louvores aos céus, para que tenham infinda continuidade. O dia de hoje é assim.

Dom Hugo tornou-se querido e respeitado em Marília, não só pela importância de seu valor moral de Príncipe da Igreja, como tambem pela magnificência de sua pessoa, sua lhaneza de trato e sua inatingível personalidade. Humilde, apesar de sua grandeza representativa, o ilustre aniversariante não é um obrigacionário da Igreja Católica apenas; é, antes de tudo, uma estrela espiritual que paira sobre os lares da grande família católica de nossa não menos grande cidade.

Poucos se deram ao trabalho e cuidado de apreciar o grande sacrifício cotidiano de nosso Bispo Diocesano, as suas enormes responsabilidades perante seu gigantesco rebanho de fieis, a sociedade, a Pátria e a Igreja. O sacerdócio não póde ver imposto ou adaptado. Deve ser vocação natural. Esse é o caso de Dom Hugo. Uma vida inteira dedicada à Santa Igreja, ao bem estar geral, a divulgação das Leis de Deus, através da pregação do Evangelho, ministrando bons exemplos e bons conselhos, pregando a Fé e a fraternidade e servindo, acima de tudo, ao Senhor. Além dessas virtudes, Dom Hugo possui outras ainda maiores, tão apreciadas por Deus – simplicidade, humildade, respeito ao próximo e espírito de sacrifício.

É porisso que Marília e a família católica de Marília estão em festas no dia de hoje. As razões são múltiplas. Os motivos são de verdadeira alegria, porque podemos dizer que somos uma cidade privilegiada. Muitos outros centros gostariam de contar entre sí, com um poder espiritual como o de Dom Hugo Bressane de Araujo. Humanitário, de irretorquível espírito filantrópico, de intocável valor moral, Dom Hugo leva uma vida inteira de preocupações, comungando com as dificuldades, a miséria e as necessidades do próprio povo. Sua presença é um estímulo, um calor de fé. Sua figura, sempre simpática, é a própria garantia de bons costumes, de bons exemplos, de fraternidade e solidariedade humana; de Fé em Deus e confiança nos homens e na preservação do verdadeiro cristianismo. Seus conselhos, suas palavras de fé, constituem-se num bálsamo para o espírito e num bem para o corpo. Sua palavra ameniza e suavisa a alma, conduzindo a Deus. Sua fé reconforta e desperta. Sua bondade é grata e seus gestos uma garantia moral das mais sublimes e elevada.

Porisso, condignamente será comemorada hoje e grata efeméride. O natalício de Dom Hugo, apesar de que ele próprio é averso à festas e pompas, será condignamente festejado. Não com tantos banquetes e festividades de arromba, mas com a presença e carinho de todas as associações religiosas, de todos os católicos, de todo o povo mariliense. Com solenidades simples e sinceras, porque ele próprio não póde evitar éssa manifestação de alegria do próprio povo que o estima, respeita e admira o que o cercará hoje ainda mais de carinho e simpatias. Nenhum daqueles que participa dos acontecimentos de hoje, indo apresentar ao ilustre aniversariante as suas felicitações, estará fazendo favor algum. E éssas manifestações tem ainda maior valor, porque são espontâneas, bem intencionadas, sinceras. Nêste ensejo, nós que temos Dom Hugo como pastor espiritual e como amigo tambem, com a graça de Deus, daquí nos solidarizamos com todos as manifestações de apreço que serão tributadas ao feliz aniversariante, juntando tambem, humilde, mas sinceramente, os nossos mais verdadeiros votos para que Dom Hugo continui por muitos anos ainda, a ver passar datas semelhantes, sempre ao convívio da gente mariliense, sempre servindo a Deus, e nosso povo, indicando-nos sem descanso o caminho do bem, o caminho que conduz à Deus.

Extraído do Correio de Marília de 4 de setembro de 1957

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)