Miscelânea de Notícias (II) (15 de novembro de 1957)

A primeira “miscelânea” saiu somente “para variar de tempêro”. No entanto, alguns dos nossos amáveis leitores gostaram e pediram bís. Se sinceridade ou brincadeira, não sabemos; assim pois, com nossa costumeira bôa vontade, vamos atender os pedintes. Por isso, ésta “segundona”.

--:--

Comemora-se hoje o 68.o aniversário da proclamação da República. Se o Marechal Deodóro da Fonseca fôra vivo e visse às quantas anda a “sua” República, por certo a “desproclamaria”.

--:--

Dona Conceição da Costa Neves, ex-Conceição Santamaría, uma das integrantes da Comissão de Parlamentares que visitou ha pouco a Rússia, fez uma série de palestras através da Rádio Piratininga de São Paulo. E não disse nenhuma coisa adocicada. Falou “misérias” do regime soviético e do “pêso” da doutrina comunista! Coisas de arrepiar os cabelos!

Agora chegou a vez do deputado Lucioninho, outro integrante da aludida caravana. Vamos aguardar o que o mesmo disser, para, posteriormente, tendo já ouvido “dona” Conceição, formarmos tambem o nosso juizo...

--:--

Por falar na tal de Comissão de Parlamentares brasileiros que esteve na URSS em missão observatório, bom é que se diga que a imprensa paulistana “deu a bronca” porque dentro dessa caravana foram incluidos tambem alguns “paraquedistas”, fantasiados de parlamentares.

--:--

Os marilienses terão na tarde de hoje, o ensejo de ver em ação o Clube de Regatas Vasco da Gama. O grêmio cruzmaltino enfrentará o quadro de Antonio Luiz Fiorelli, o conhecido e “tradicional” “meia cancha”. Oxalá não chova, porque senão, as boas vontades do “Fiori” acarretarão ao mesmo um prejuizo bem grandinho!

--:--

Todos sabem que o Prefeito Argollo Ferrão é um administrador de grandes realizações. Acontece que certos “buraquinhos” que existem nas ruas da cidade tambem merecem atenções da municipalidade.

Determinados trechos de ruas mais parecem queijos suissos – tantos são os buracos.

--:--

Dizem as más linguas, que um eminente mariliense pretende “remover” u’a mulher suspeita, do “bas bond” para uma casa particular em zona residencial, mas não acreditamos.

--:--

Transcorre hoje o aniversário do Conservatório Musical Santa Cecília, estabelecimento de instrução artística notável, um verdadeiro orgulho da cidade. No ensejo deste rápido registro, desejamos apresentar nossas congratulações ao Maestro Sílvio, professor Mário, “dona” Chiquinha e “dona” Oxide, bem como aos demais mestres e alunos do mencionado Conservatório.

--:--

A “carrocinha” da Prefeitura esteve um dia destes dando umas “voltinhas” pela cidade. “Colheita” regular. Não foi melhor, porque muitos cachorros, inclusive “vira latas” (sem nenhum faro de “policial”), andam tão sabidos que quando a “carrocinha” aponta no começo de uma rua eles “se arrancam” para outra direção!

--:--

Prossegue a campanha de saneamento de maus costumes empreendida pelo delegado de polícia adjunto, Dr. Severino. Muita coisa têm “entrado nos eixos” ultimamente. Parabéns, Dr..

--:--

O reverendo Alvaro Simões, colaborador assíduo e eficiente do “Correio”, está empreendendo uma campanha das mais meritórias, visando criar um “Banco de Sangue” para Marília. Parece que nem todos interpretaram bem a nobilíssima intenção dêsse moço, o que é uma pena.

--:--

Se não falharem os prognósticos de nossa observação política, teremos para breve o lançamento de mais dois nomes marilienses para concorrerem ao próximo pleito, como candidatos à deputado estadual! Ótimo.

--:--

As torres da Matriz de Sto. Antônio estão “subindo” vertiginosamente. O padre César arregaçou as mangas e pretende concluir a estrutura da torre central dentro de poucos dias mais. Depois disso, a Prefeitura deverá construir um jardim na praça da mencionada Matriz. Oxalá tal logradouro seja feito nos moldes do Jardim Maria Isabel, isto é, com rapidês e sem muitas delongas.

--:--

As obras do Paço Municipal caminham aceleradamente. Nossos votos para que o presente impulso não arrefeça em nada.

--:--

Está de regresso de sua viagem ao Velho Mundo o Dr. Aniz Badra, Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Associação Paulista de Municípios. Enquanto o referido dirigente da APM viajou, registrou-se um movimento de “apronto de cama” do mesmo.

--:--

A tradicional “Revista” deste jornal, habitualmente dada à luz na época do Natal, este ano sofrerá alterações da data de sua divulgação. Será distribuída no dia 4 de Abril, o Dia do Município de Marília.

--:--

Vai ser publicado um romance de nosso companheiro João Jorge. A Livraria José Olympio terá êsse encargo. O “escript” agradou em cheio aos editores e a nova obra estará circulando dentro de poucos meses.

--:--

Breve nos encontraremos novamente neste cantinho. Até lá.

Extraído do Correio de Marília de 15 de novembro de 1957

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)