As 7 Maravilhas do Mundo (22 de janeiro de 1958)

Solicita-nos por carta um leitor a divulgação das famosas 7 Maravilhas do Mundo Antigo. Revendo as coleções do “Correio”, encontramos a matéria pedida. Aqui vai o relato:

AS PIRÂMIDES DO EGITO

Construídas de 3.000 A. C. a 1.800 A. C. foram as pirâmides os túmulos monumentais dos faraós egípcios. A mais antiga de tôdas fica em Sacara. As maiores acham-se situadas em Gizé, perto do Cairo. A grande pirâmide de Queops cobre uma área de mais de 50.000 metros quadrados e tinha, originalmente, 147 metros de altura, enquando o polígono da base media cêrca de 230 metros de lado. Com a retirada de uma de suas pedras, ficou reduzida a uma altura de 137 metros.

JA(R)DINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA

Conta-se que Nabucodonozor, que destruiu o Templo de Salomão, construiu para a rainha, uma série de jardins sôbre terraços de Babilônia, mais ou menos no ano de 600 A. C.. De acôrdo com a lenda, havia cinco terraços, cada um dêles situado a 15 metros acima do outro, e ornamentado com árvores e flôres. Localizados na planície do Eufrates, êsses jardins mereceram a admiração de todo o mundo antigo. Dêles não ficou traço algum.

ESTÁTUA DE ZEUS, POR FÍDIAS

A estátua de Zeus (Júpiter) em Olímpia, na Grécia, feita de marmore e decorada com marfim e ouro batido, foi esculpida por Fídias, depois de 432 A. C.. Foi destruida no decorrer de uma grerra.

TEMPO DE ÊFESO

O Templo de Diana (Artemisa), em Êfeso, também na Grécia, foi construido pelas cidades jônicas, tornando-se jogo famoso. Media 130 por 70 metros e possuia 127 colunas de mármore, cada uma com mais de 18 metros de altura. O Templo de Êfeso foi saqueado por Nero e destruido por Alarico.

TÚMULO DO RIO MÁUSOLO

Quando morreu Máusolo, rei de Caria, na Ásia Menor, sua viuva fez construir um grande túmulo de mármore em Halicarnaso, mais ou menos em 325 A. C.. A palavra mausoléu derivou-se do nome do Rei Maúsolo. O túmulo partiu-se com um terremoto. Alguns fragmentos ainda existentes foram transportados para o Museu Britânico no século XIX.

COLOSSO DE RODES

Consta que o Colosso era uma estátua de Apolo, feita de bronze, com mais de 30 metros de altura e dirigida na ilha de Rodes, perto da Ásia Menor. Erguida em 280 A. C. o Colosso foi derrubado por um terremoto. Depois de permanecer estendido no solo por muitos anos, foi cortado para se aproveitar o seu material.

FAROL DE ALEXANDRIA

Construido na ilha de Faros, a pequena distância do porto de Alexandria, tornou-se famoso com êsse nome. Ptolomeu Filadelfo construiu-o em mais ou menos 200 A. C., nele fazendo constar a seguinte inscrição: “Do Rei Ptolomeu aos deuses, os salvadores em beneficio dos marinheiros”.

Conserva-se um fogo aceso no tôpo do farol. Parcialmente destruido em 400 D. C., desapareceu completamente durante um terremoto, em 1375 D. C..

--:--

NOTA à parte: - Alguns italianos costumam dizer, com inuzado orgulho, que a oitavo Maravilha do Mundo chama-se Gina Lollobrígida.

Extraído do Correio de Marília de 22 de janeiro de 1958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)