Introdução ao Direito Municipalista (26 de fevereiro de 1958)

Regressaram os membros da delegação mariliense, que esteve participando da Noite Municipalista levada a efeito no último sábado, na cidade de Botucatu. Aniz Badra, Coriolano de Carvalho, Edmundo Lopes e Álvaro Simões foram os vereadores de nossa cidade que representaram Marília nêsse rápido conclave.

Nós que sempre fomos apaixonados dêsse redentor movimento, movimento que agora toma corpo de tal forma e ações irrefreáveis, procuramos contacto com um dos delegados marilienses. Em virtude dos encontros diários que temos com o rev. Álvaro Simões, êste foi o escolhido para nos prestar alguns esclarecimentos acêrca do desenrolar da citada noitada.

Ficamos, em consequência, sabendo a confirmação daquêle mesmo pensamento por nós reiteradas vezes externado: ninguém segurará mais, ninguém deterá mais essa arrancada de reivindicações e defesa das comunas brasileiras. A força municipalista traduz-se agora em realidade, em respeito, em direitos. Ao par de possíveis intromissões de politiqueiros contumazes, dentro dos órgãos advogados dos direitos da “interlândia”, existe um número de bem intencionados e intransigentes municipalistas, estudiosos inequívocos e trabalhadores incansáveis pela bandeira municipalista.

Decorreu bem, esplêndidamente bem, essa magnífica noitada. Grande e seleta assistência participou do conclave, onde se fizeram ouvir palavras inflamadas e sinceras, exposições de idéias e ratificações de pontos de vista.

Dizia-nos ainda ontem, o rev. Álvaro Simões, de sua agradável impressão ao ouvir a abalizada palavra do dr. Silvio Fortunato, vereador santista e presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Municípios. Manejador incomparável do verbo flamejante, conhecedor profundo dos problemas que afligem as populações interioranas, estudioso intransigente dos direitos e reivindicações dos municípios, pronunciou o sr. Sílvio Fortunato belíssima oração cívica, onde demonstrou possuir a condição irretorquível de um grande soldado da trincheira municipalista. Em sua análise das causas do municipalismo, delineou com extrema facilidade, exemplos frisantes hoje integrados à vida de diversas nações européias, onde existem, em determinadas faculdades de ensino, cursos especializados de Introdução ao Direito Municipalista.

Como bom mestre que é, o reverendo preocupou-se desde logo com o que ouvia. Sempre atento com os problemas do ensino, sempre lutando pelo aprimoramento total da educação no Brasil, cogitou pôr em prática, no estabelecimento educacional que dirige – Instituto “Vicente Themudo Lessa” –, a criação de uma cadeira de Introdução ao Direito Municipal, para as terceira e quarta séries do curso ginasial. Com essa medida, os alunos daquêle estabelecimento de ensino , ficarão habilitados a melhor compreenderem o movimento do municipalismo no Brasil, as causas e os efeitos da luta, os direitos, enfim, devidos ao povo interiorano.

Sensatamente, sentimo-nos do dever de aplaudir essa iniciativa do reverendo Álvaro Simões. S. S. já está procedendo os estudos necessários para a criação, em carater oficioso, uma vez que se trata de iniciativa extra-“curriculum”, dessa cadeira em sua escola.

Se o exemplo fosse seguido, por todos os demais estabelecimentos congêneres, temos a certeza de que, muito em breve, as lutas dos atuais soldados do “exército municipalista” seriam mais facilmente compreendidas, mais facilmente gloriosas.

O assunto, ao par dos encômios insofismáveis que é merecedor, ostenta carater excepcional, uma vez que trata de questão das mais magnas imagináveis. Seus resultados serão benéficos, de grande interêsse. Preparar a mocidade de hoje, para bem conhecer as carências da vida municipalista, interpretando convenientemente as exigências e necessidades dêsse grandioso e oportuno movimento, é um assunto que deve ser obrigatório para todos os mestres interioranos. O reverendo Álvaro Simões, introduzindo em sua escola tal processo, está, diretamente, dando um exemplo cívico dos mais belos no Brasil.

Nossos desejos, portanto, para que a idéia cogitada pelo nosso ilustre companheiro, traduza-se em realidade efetiva, com a apresentação de excelentes frutos.

Nossos parabéns, também, à inspiração elogiável dessa idéia e às intenções paradigmas que a mesma traz consigo.

Oxalá tal exemplo possa repercutir em outras paragens, com a mesma prática ora preconizada pelo reverendo Álvaro Simões. Representará isso, uma contribuição inestimável à mocidade estudantil, de indiscutível duplo-sentido: alargando os conhecimentos daquêles que haurem a luz da ciência, para também os municipalistas de amanhã, para substituirem, no futuro, os atuais defensores da nobre e grande causa.

Extraído do Correio de Marília de 26 de fevereiro de 1958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)