Os festejos do Dia do Município (5 de junho de 1958)

Conforme todos sabem, as festividades comemorativas ao 29º aniversário da emancipação político-administrativa de Marília, foram transferidas de 4 de abril para o mês corrente. O motivo também é público e notório e deveu origem ao fato de ter o 4 de abril último coincidido com a passagem da Sexta Feira Santa.

Oficialmente, as comemorações referentes à citada efeméride não foram ainda realizadas, embóra nos dias 5 e 6 de abril, tivessem sido levadas a efeito, em carater particular, solenidades alusivas ao acontecimento.

Existe, nomeada pelo prefeito Argollo Ferrão, uma Comissão Especial incumbida de coordenar as providências e as programações da mencionada efeméride. Acontece, que a aludida Comissão Especial, até hoje, não tornou público o programa a ser executado, apesar de estarmos já no limiar da data marcada pelo adiamento inicial.

O público deve tomar conhecimento, com a devida antecipação, de como transcorrerão as solenidades prometidas. O comércio e a indústria, que no passado sempre prestigiaram o fato, bem como estabelecimentos educacionais e entidades de classe, por certo necessitarão saber de como o acontecimento se desenrolará.

Como hoje não haverá sessão ordinária na edilidade mariliense, devido ao feriado, por certo, na reunião de amanhã, a Câmara deverá trocar idéias e entender-se sôbre o assunto. Por sua vez, pensamos que o prefeito municipal deve já, à esta hora, ter se entendido com os membros da Comissão que irão colaborar nesse sentido.

O fato, repetimos, é que o tempo urge.

Não somos nós partidários de dispendios de dinheiro público, para empreendimentos comemorativos de carater pomposo. Entretanto, achamos que as autoridades municipais tem o dever de bem comemorar um acontecimento tão grato. No caso presente, maior ainda éssa obrigação, uma vez que extra-oficialmente, já foi executada tal solenidade.

Para ser mais francos ainda, pensamos que a Comissão está apresentando alguma morosidade na execução do assunto, maximé tendo-se em conta de que a solenidade foi adiada oficialmente.

Pelo que pudemos perceber, principalmente por ocasião da celeuma levantada quando do adiamento das solenidades e da apresentação de festividades particulares, as comemorações municipais, embóra coincidindo com as belas homenagens da colônia japonesa, por ocasião do cinquentenário da imigração, serão distintas. Entretanto, pelas providências a respeito (a menos que estejam se desenvolvendo de modo sigiloso – sem razão), nenhum passo positivo e público foi dado até agora.

O lembrete é oportuno, entendemos. E aqui estamos nós para divulgar, como sempre, o programa do mencionado acontecimento, que, por razões especiais, deve ser realizado.

Extraído do Correio de Marília de 5 de junho de 1958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)