Os semáforos (17 de junho de 1958)

De há muito, Câmara e Prefeitura se empenham na obtenção de mais semáforos para o trânsito motorizado local, instrumentos auxiliares de fiscalização e ordenação do trânsito em geral.

Nós próprios, tivemos o ensejo de ocupar-nos reiteradas vezes do assunto, chamando as atenções dos poderes competentes para o fato. Efetivamente, Marília, cidade moderna, grande, dinâmica, progressista, exige há tempo êsse melhoramento, do qual não pode, sob nenhum pretexto, prescindir.

Realmente, nossa cidade, possuindo um único aparelho dessa modalidade, todavia, do tipo obsoleto, manual, encontra-se desfalcada no sentido. Cidades de menor expressão demográfica e com um trânsito inquestionavelmente menor do que o nosso, especialmente o central, são dotadas dêsses utensílios preciosos ao trânsito.

Pensando nisso, o vereador Guimarães Toni, sábado último, por ocasião da visita do Diretor do Serviço do Trânsito do Estado à nossa cidade, fez chegar ao conhecimento daquela autoridade, a necessidade do atendimento dessa urgência. Tão justo foi o apêlo, que o sr. Nicolau Tuma prometeu, na oportunidade, enviar para Marília, mais três “luminosos” do tipo automático, que serão colocados nos pontos principais e de maior trânsito da “urbe”.

Se pensarmos bem, o número de três não é ainda de todo suficiente, embora proporcione já um desafogamento no que diz respeito a essa lacuna. O importante é que recebendo a cidade os primeiros três, que juntados ao já existente formarão o número de quatro, as principais junções das vias públicas centrais pa(s)sarão a contar com êsse elemento auxiliar tão indispensável. Oportunamente, providências serão tomadas, por certo, objetivando completar as faltas apresentadas.

Na oportunidade, nós que sempre gostamos de destacar neste cantinho, todos os assuntos que digam respeito à melhoria de Marília, desejamos congratularmos-nos com o dr. Toni pelo pedido verbalmente formulado ao dr. Tuma, pela atenção demonstrada na ocasião. Ao mesmo tempo, fazemos votos e simultaneamente um apêlo, para que a promessa empenhada seja cumprida com a maior brevidade possível.

A colocação dos “luminosos” referidos, conforme ficou estabelecido e de acordo com o que já dissemos acima, dar-se-á nos pontos principais da cidade. O atual sinaleiro, existente na confluência da Rua 9 de Julho com a Av. Sampaio Vidal, será certamente mudado para um ponto de menor movimento, o que já será uma grande coisa.

Marília estava mesmo reclamando tal melhoria e não foram em vão os apêlos formulados e nem as “gritas” da edilidade e as “broncas” desta secção. Muito bem!

Extraído do Correio de Marília de 17 de junho de 1958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)