Presidente Gronchi, “auguri”! (11 de setembro de 1958)

Hospeda o Brasil um estadista italiano dos mais consagrados do momento, o maior magistrado da Itália: o Presidente Giovanni Gronchi.

A exemplo das manifestações de apreço tributadas ao ex-presidente da Portugal, general Francisco Higino Craveiro Lopes, vem o público brasileiro manifestando calorosas simpatias e distinguido e carinhoso respeito ao Chefe da Nação peninsular. A exemplo ainda, dos vínculos de fraternidade e gratidão que unem os brasileiros aos portugueses, estamos igualmente ligados ao grande e laborioso povo italiano, cuja imigração para o Brasil principiou em 1.888, já no prenúncio de nossa República.

Daquela época até hoje, nos 70 anos transcorridos, mais de um milhão de italianos aqui aportaram e do Brasil fizeram a sua segunda Pátria.

A terra de Dante, Miguel Ângelo e Petrarca, prodigiosa em gente laboriosa, culta e artística, mandou para cá muitos de seus filhos, os quais, aliando sua vontade a outros povos e aos nacionais, influenciaram sobremodo no desenvolvimento do país, especialmente no sul, com a proeminência (do) nosso rico Estado.

Italianos e seus descendentes, hoje integram-se dentro do organismo da vida nacional, de maneira expressiva, participando indistintamente de todos os pontos de nossas atividades, inclusive contando-se originários dessa grande raça em diversos setores da própria vida administrativa do país. Na lavoura, a presença de italiano é grandemente animadora, principalmente no interior de São Paulo; na indústria, a figura do descendente peninsular ocupa destaque, em relação ao enorme número.

Gente boa, pacata, amante da música e da arte, trabalhadora por excelência, pacata e ordeira por índole, é merecedora das homenagens que óra se tributam ao Chefe da Nação italiana, na pessoa do Presidente Giovanni Gronchi.

Muitos netos e bisnetos de italianos, hoje brasileiros genuínos, que ajudaram a engrandecer e enriquecer o país, constituem justo orgulho para nossa Pátria, tão caracteristicamente e amiga daqueles que souberam mostrar-se amigos, gratos e reconhecidos ao nosso espírito fraternal. Os filhos do berço da Latinidade, da Pátria histórica que nos deu exemplos marcantes, inclusive no setor do amor cristão, agora representados mais diretamente pelo Presidente da República Italiana, merecem as manifestações de simpatia e cordialidade que estão, justamente, sendo prestadas à S. Excia., o Sr. Giovanni Gronchi.

Nossos desejos para que o ilustre estadista italiano, ao regressar ao seu país, tenha a mesma expressão e impressão anteriormente manifestada pelo ex-presidente Craveiro Lopes: “O Brasil é a Pátria das Pátrias”!

Presidente Gronchi, “auguri”!

Extraído do Correio de Marília de 11 de setembro de 1958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)