Inquestionável necessidade (24 de outubro de 1958)

Marília possui um organismo de indiscutíveis méritos, pela real importância que traduz dentro do progresso hodierno, no que tange ao preparo técnico de pilotagens aéreas. É o Aero Clube local, entidade que ostenta um orgulhoso primeiro lugar no Brasil todo, como a escola dêsse jaez, que jamais interrompeu suas atividades em momento algum.

Sabido é que muitos aero clubes paralisaram suas atividades vez por outra, em decorrência de uma série de fatores e dificuldades normais algumas, imprevistas outras. O Aero Clube local é detentor ainda de outra condição que representa um autêntico recorde: a escola dêsse gênero que maior índice de aproveitamento apresenta hoje em todo o país.

Por aí, verificarão os leitores, a importância do Aero Clube local, seu significado dentro do panorama preparatório de novos pilotos brasileiros, pilotos êsses que poderão, em eventual beligerância, dignificar os céus do Brasil ou do exterior, como combatentes.

Apresenta uma lacuna tremenda, entretanto, o Aero Clube de Marília. Lacuna essa que independe mais dos dirigentes do organismo do que propriamente das autoridades municipais. O Aero Clube local, por incrível que pareça, não dispõe de uma acomodação própria ou de uso privativo, destinada a servir de sala de aulas!

Possuindo um instrutor permanente, de qualidades técnicas e pedagógicas insuspeitas e comprovadas, as instruções são ministradas, em face dessa anomalia, ao relento ou dentro do próprio hangar, prejudicadas sempre, óra por causa de chuvas, óra por causa de ventos.

Tendo em vista que se prepara a ampliação das pistas do aeroporto, capacitando a estação de pouso local para a chegada e saída de maior número de aviões, inclusive aeronaves de grande porte, e, considerando ainda que urge a reconstrução de uma estação aeroviária melhormente capaz de atender os reclamos do dinamismo de Marília e as exigências do conforto dos viajores, útil seria que os poderes municipais voltassem suas vistas para o problema em foco, mandando construir, também, no mínimo uma sala de aulas e uma secretaria, destinadas às instruções de pilotagens aéreas.

Trata-se de indiscutível necessidade, cuja efetivação, à rigor, já deveria ter sido executada há muito tempo.

Não é justo e nem lógico tampouco, que uma escola técnica do porte do Aero Clube de Marília, continue a apresentar essa irregularidade injustificável, maximé tendo-se em conta a sua grande e significativa importância dentro do próprio cenário aviatório civil nacional.

O fato está a exigir providências e atenções dos poderes públicos da cidade, que, conjugando esforços, poderão sanar com urgência essa lacuna de fundo necessário e irretorquível.

Aqui fica êste lembrete, à guisa de sugestão e colaboração, ao sr. Prefeito Argollo Ferrão e aos dignos vereadores à Câmara Municipal de Marília.

Extraído do Correio de Marília de 24 de outubro de 1958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)