Destaques... (16 de janeiro de 1959)

Comenta-se que o Papa João XXIII acaba de aceitar o convite que lhe foi formulado pelo Presidente Kubstchek para visitar o Brasil.

Apesar de não ter sido marcada a data dessa visita ao nosso país, acredita-se que tal venha a acontecer até os meados do corrente ano.

--:--

Concordou a diretoria do Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café, em aceitar os têrmos baixados pela Resolução nº 126, do Instituto Brasileiro do Café, que determina o preço de Cr$ 46,00 para a venda do quilo de pó de café ao consumidor.

A medida deverá entrar em vigência no dia primeiro de fevereiro próximo.

--:--

As empresas proprietárias dos cinemas de São Paulo, conseguiram, mercê de um mandato de segurança, ficarem livres do tabelamento da COAP.

Assim, pretende o Sindicato da classe, aumentar em mais de 30% os preços dos ingressos nas referidas casas de diversões.

--:--

No Rio de Janeiro, pleiteia-se também um mais de um “aumentozinho” de 30% nas tarifas de ônibus.

Começamos mal o ano de 1959, com essa avalanche de aumentos.

No Brasil (um dos primeiros paizes do mundo em inflação e alto do custo de vida), só uma coisa mesmo é que não sóbe: o índice de vergonha de certa gente, inclusive gente dos govêrnos.

--:--

No mês de dezembro último, o Brasil emitiu a “bagatela” de 6 bilhões e 500 milhões de cruzeiros, o que dá o cálculo aproximado de 9 milhões de cruzeiros por hora!

Isso é que é “record”! Depois acham ruim quando falamos que em Brasília se consome mais papel-moeda do que cimento!

--:--

Movimenta-se a colônia portuguesa radicada no Rio de Janeiro, no sentido de solicitar ao General Humberto Delgado, do Exército luso e óra exilado na Embaixada do Brasil em Lisboa, para que o mesmo abandone seu país e fixe residência em definitivo entre nós.

--:--

Na Rússia, foram executados por fuzilamento, na semana passada, séte espiões norte-americanos e chineses.

--:--

Quatro nadadores do quadro aquático do Yara Clube, disputarão no Rio de Janeiro, nas piscina do C. R. Guanabara, um certame natatório inter-clubes e inter-estados.

--:--

Por incrível que pareça, no Rio de Janeiro os ladrões passaram a agir, ultimamente, dentro das próprias dependências onde estão instaladas as salas dos oficiais de gabinete do chefe de polícia. Há dias ali ocorreu o desaparecimento de u’a maquina de escrever. As autoridades desmentiram notícias publicadas sobre o caso e a maquina, com numeração raspada, foi encontrada na Divisão de Administração. Agora, contudo, foi iniciada uma sindicância a fim de ser apurado o estranho desaparecimento de outras duas maquinas, de cancelar, ambas pertencentes à polícia do Distrito Federal.

--:--

Alegam alguns pequenos comerciantes, dêsses que possuem pequenos empórios em bairros, que os preços dos gêneros por eles adquiridos aos atacadistas não oferecem margem de lucros. E perguntam se a compra dos produtos congelados não deve ser obrigatoriamente, inferior aos preços tabelados...

--:--

Dag Mammarskjold, secretário geral da ONU, visitou recentemente o Batalhão de Suez aquartelada em Rafah.

--:--

O foguete teleguiado brasileiro, construído pela Escola Técnica do Exército e que deveria ter sido lançado à ionosfera, teve seu lançamento adiado.

Como especialistas da E.T.E. se encontram em férias, o “Felix I” só deverá subir depois do carnaval.

--:--

Com o tabelamento de preços dos produtos de custo congelado, já em vigência em nossa cidade, queremos ver, daqui mais alguns dias, quantos desses gêneros “desaparecerão” do mercado.

--:--

Começaram ontem os vestibulares para o ingresso aos diversos cursos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília.

Extraído do Correio de Marília de 16 de janeiro de 1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)