Adeus, Dermânio! (21 de abril de 1959)

Recordamo-nos de um garoto vivo, inteligente e dedicado ao esporte, que se tornou conhecido e estimado entre os marilienses, mercê de seu gênio alegre, suas maneiras lhanas de tratar com todos.

O garoto cresceu; cresceu em tamanho, cresceu em moral, cresceu na estima de todos nós. Projetou-se vertiginosamente dentro da popularidade ilimitada. Representou as cores de Marília esportiva em todos os rincões do Brasil e teve a honra de representar nosso país em competições no exterior, participando de um prova internacional no Uruguai.

Amealhou verdadeira fortuna moral, em troféus, títulos e medalhas, enriquecendo o patrimônio esportivo do nome de Marília.

O valor desse moço, não se encontrava somente no sentimento e nas grandes qualidades de esportista e sim, sobretudo, no elevado padrão moral, que o identificou sempre, apesar de sua humildade, num homem digno de Marília e amigo de todos os marilienses.

Dermânio da Silva Lima, o campeoníssimo Dermânio, é a figura que nos referimos.

Não existiu em Marília, u’a única pessoa, que não conhecesse, não soubesse dos feitos, não apreciasse o quilate e a personalidade desse jovem ou não desfrutasse de sua grande amizade.

Criou-se entre nós, tendo sído um zeloso e exemplar funcionário de Cine Marília.

Sofreu Dermânio dois rudes golpes do destino. O primeiro quando foi arrebatado o próprio pai. Os fados testaram a capacidade emotiva e de honradez do saudoso Dermânio e êste soube enfrentar a situação, constituindo-se no esteio de sua grande e homogênea família, auxiliando a extremosa mãe a criar todos os irmãos. Sua pessoa, sua figura elevada e a maneira como se portou ao enfrentar a situação, tornaram-se ainda mais estimado dos seus e de todos nós.

Ainda há pouco, antes de sofrer o segundo impacto do destino inexorável, Dermânio continuava a bizar as suas inequivocas demonstrações de amor à Marília e nossa gente. Foi depois do último aniversário de nossa “urbe”. Lá em Botucatu, onde residia ultimamente, Dermânio empunhava jornais de Marília e de São Paulo, que noticiavam os acontecimentos referentes ao 30º aniversário de nossa cidade. E alardeava publicamente, entre seus amigos de lá (cujo número se equiparava ao daquí, porque as amizades em todos de Dermânio nascem espontaneamente, como as águas cristalinas que brotam das cordilheiras), a grandeza de Marília e os feitos de nossa gente. Dentro de seus possibilidades e sem outras pretensões que não as de justificar o quanto amava Marília, Dermânio era, em Botucatu onde residia ou em qualquer parte onde passasse, o mais lídimo e desinteressado representante e propagandista de Marília, seu progresso e seu grande povo.

Dermânio desapareceu. Deixou o reino dos vivos, de maneira inesperada, dolorosa para todos nós. Na flor da idade, pode-se dizer. Sem que tivesse, pelas circunstancias que o fato ocorreu, a oportunidade de ter junto a sí, o calor de seus amigos, esposa, filhos e parentes. Acontecimento trágico, de conhecimento de todos, veio privar Marília de continuar a ser aquinhoada com a estima e o amor sincero daquele filho adotivo desta cidade, que se tornou mais do que isso, que soube tornar-se um símbolo, uma auréola de simpatia, carinho e amor, um moço que conduzia em seu grande coração, Marília e sua gente.

Morreu Dermânio da Silva Lima.

Morreu um grande amigo, um grande filho, um grande chefe de família, e, acima de tudo, um enorme mariliense.

Está de luto o desporto amador de Marília.

Está de luto a grande família mariliense, com essa perda irreparável de um de seus mais autênticos filhos.

A grandeza da alma e de caráter de Dermânio da Silva Lima, em todos os pontos que marcaram a sua vida, foram sempre insuperáveis. Um ról de exemplos, de que a simplicidade de um homem, quando imbuída de um amor verdadeiro, se equipara e ultrapassa o conteúdo dos maiores corações.

Adeus, Dermânio da Silva Lima!

Adeus, grande mariliense!

Adeus, amigo!

Extraído do Correio de Marília de 21 de abril de 1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)