Centro Cultural 4 de Abril (19 de maio de 1959)

Acompanhado de atenciosa e desvanecedora missiva, recebemos dos responsáveis pelo Centro Cultural Quatro de Abril, a comunicação de fundação da citada entidade, bem como cópia dos estatutos sociais dessa novel organização.

Pediram os missivistas, que o responsável por esta secção diária, procurasse se inteirar e conhecer das finalidades do organismo referido, divulgando também os seus propósitos.

Agradecendo a distinção com que fomos honrados e os têrmos excessivamente gentís que nos foram dispensados, aquí estamos para reafirmar aquilo que dissemos muitas vezes: em se tratando de escolas (mesmo que seja uma escola de samba), dispensaremos nossa despretensiosa colaboração. E o caso em aprêço é uma autêntica escola; escola de patriotismo, civismo e propagação cristã dos Direitos do Homem.

O aprimoramento da formação moral, cívica, física e cultura de uma juventude, se faz, logicamente, pelo ministração de bons exemplos, pela propugnação da união de idéias e pela concentração daqueles que de fato se interessem pelo bom e necessário à cultura de nossos dias. Núcleos de jovens nas condições referidas, significam progresso em idéias e em ações, capazes de carrear conhecimentos inestimáveis para os que dos mesmos participam, trazendo-lhes riquezas inestimáveis e intransferíveis, representadas pelo saber.

O homem preparado intelectualmente, impõe-se pela sua personalidade e capacidade de raciocínio e pelos conhecimentos que armazena. O saber, que não ocupa lugar (conforme reza antigo e sábio adágio), continua sendo o maior galrardão com o qual se identificam os grandes líderes e as pessoas uteis a sí próprios, à família e à sociedade.

Os estatutos referidos do Centro Cultural 4 de Abril, estão magnificamente redigidos, completos em todo o seu teor e eivados de excelentes boas intenções, cujo fundo (se vê nas entrelinhas), é de fundo patriótico e altamente louvável.

Nossos votos para que as iniciativas preconizadas nos preceitos estatutários, venham a coroar-se de êxito, dentro do menor lapso de tempo possível. Para que os que se propõem dirigir tão patriótica caminhada e para os que a prestigiam ou venham ainda a prestigia-la, possam, à sua sombra, auferir bons exemplos e conhecimentos úteis, necessários à própria vida e às suas próprias personalidades.

A respeito do assunto, recordamos com satisfação, que por inúmeras vezes, ocupamos o espaço que nos é reservado neste jornal, a fim de focalizarmos a necessidade do preenchimento dessa lacuna, há muito reclamada em Marília. Coincidência ou não, duas entidades de igual jaez, embora ambas em formação, já se contam entre nós. Como nos foi dado conhecer a estrutura legal do Centro Cultural Quatro de Abril, focalizamos tal acontecimento de maneira direta, parabenizando seus idealizadores e propugnadores.

Continuem, jovens!

Extraído do Correio de Marília de 19 de maio de 1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)