Notícias esparsas (15 de maio de 1959)

Um jornal do Rio noticiou há pouco dias, que o Presidente da República iria renunciar dentro em pouco tempo, a fim de disputar a governança de Minas Gerais.

A notícia alarmou os círculos políticos da Capital do país e movimentou inclusive os correspondentes da imprensa estrangeira. Entretanto, porta-voz autorizado do Palácio do Catete, desmentiu formalmente a aludida notícia.

--:--

A COFAP deve importar, com urgência, banha da Argentina e dos Estados Unidos para vende-las ao consumidor por Cr$ 40,00 a Cr$ 50,00 o quilo, no máximo.

Falando à imprensa, o coronel Mindelo acrescentou que, antes do fim do mês, o produto deverá no Rio, para ser vendido diretamente à população.

O presidente da COFAP disse que vem notando, realmente, a “exploração que é praticada por comerciantes, que procuram sempre bom preço”, em face da carência do produto.

A importação – informou – será de 3 a 4 mil toneladas, um bom “stock” como garantiu para impedir a ação dos especuladores.

--:--

Cecilia Cooper, jovem de côr, de Nova York, foi eleita em Cannes “Miss Festival”. A senhorita Cooper tem 20 anos e encontra-se em Cannes por ter vencido, em sua cidade, um concurso de beleza.

--:--

Em São Paulo, o Serviço de Limpeza Pública está admitindo pessoal novo, para preenchimento de 300 vagas, verificadas em face de dispensas de funcionários grevistas.

Muitos recursos foram interpostos por servidores, uma vez que existem em São Paulo 65 lixeiros com o nome de José Gomes e nem todos, conforme alegam, participaram do movimento paredista.

--:--

O ex-governador, que se encontra no Japão, vem mantendo enorme correspondência. Raro, raríssimo o prócer que não recebeu, até agora, um cartãozinho do sr. Jânio Quadros.

Na semana passada coube ao dep. Ruy de Melo Junqueira, presidente da Assembleia. O antigo chefe do Executivo disse, inclusive, que a viagem estava sendo muito proveitosa, mas já sentia enorme saudade daqui.

--:--

Alarmado com o número de dia de licenças concedidas a funcionários, o Governador do Estado expediu ao Chefe do Serviço Médico, o seguinte “bilhetinho”: “Tomando conhecimento do movimento geral das licenças em janeiro deste ano, fiquei surpreso com o total de dias concedidos – 120.858, num só mês. Convém agir com maior rigor, pelos pesados ônus que da inatividade de seus funcionários decorrem para o Estado.

Naturalmente, dentro dos lançamentos legais, precisamos encontrar a formula para que esses índices baixem e nessa conformidade aguardo suas precisas sugestões”.

--:--

Em Fort Pillow, no Estado de Tennessee, cento e cinquenta prisioneiros revoltaram-se na prisão estadual daquela cidade, tomando dois guardas como reféns. Os amotinados pediram para falar ao governador do Estado. Eles ameaçaram matar os reféns se a Polícia fizer uso de gás lacrimogêneo. Reforços policiais foram enviados ao local, para a prisão do Fort Pillow. São enviados os prisioneiros culpados de falta mais leves. As medidas de segurança nela são reduzidas ao mínimo. Os amotinados são dirigidos por um prisioneiro de 20 anos de idade, condenado por roubo.

--:--

Com a extinção do SAPS, será criado o STA (Serviço Técnico de Alimentação).

Não sucederá como a COFAP, cujo rótulo foi mudado várias vezes, permanecendo inalterado o conteúdo.

--:--

No mês de julho próximo, Marília deverá fazer-se presente aos Jogos Abertos da Alta Paulista, que terão lugar na cidade de Osvaldo Cruz. Grande e completa será a representação mariliense, participando de quasi todas as modalidades desportivas. Os alojamentos da delegação mariliense já estão reservados esperando-se que a bandeira do desporto amador da “cidade menina” faça boa figura nessas competições.

--:--

No próximo dia 20, a Associação Comercial de Marília deverá participar de uma reunião das Associações Comerciais do Estado, que terá lugar em Campinas.

Nesse conclave, serão tratados diversos assuntos de interesse das classes de comerciantes e cafeicultores tendo o mesmo sido articulado em face da razão direta da A. C. M. em São Paulo, junto a Associação Comercial da Capital, em reunião de diretoria daquela entidade.

--:--

Para fins de trabalhar no caso do desenvolvimento do crime ocorrido nesta cidade no último dia 4, encontra-se em Marília o investigador de polícia, Sr. José Rezende.

--:--

Repercutiu desfavoravelmente entre os marilienses, a leitura feita na Câmara Municipal, de um oficio do Sr. Marcial do Lago, presidente da Fundação da Casa Popular.

Conforme já comentamos, o Sr. Lago justificou a não construção das casas populares em Marília (quando já existe terreno destinado ao fim, dotado de água e luz), em face de que o Governo do Estado tem dívida a saldar com a F.C.P.!

É o caso de perguntar: o que é que tem a ver uma coisa com outra, com respeito aos interesses de Marília?

Extraído do Correio de Marília de 15 de maio de 1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)