Salada de Notícias (10 de junho de 1959)

Amanhã (11/6/1959) à tarde, uma comissão de marilienses, capitaneada pelo prefeito Argollo Ferrão, deverá avistar-se com o Governador Carvalho Pinto e com o Secretário da Saúde, Dr. Fauze Carlos.

O motivo dêsse colóquio prende-se ao momentoso assunto do pretendido desvirtuamento do plano original, referente ao Hospital das Clínicas em Marília.

É de esperar-se, que, após a conversa entre o Governador e o Secretário da Saúde com os marilienses, seja encontrada uma formula capaz de superar o “impasse” referido.

Esses são os nossos votos, confiando na comissão mariliense e na manifesta boa vontade do Governador Carvalho Pinto para com nossa cidade e nossa gente.

--:--

Repercute ainda na cidade, o extraordinário feito do ciclista colombiano Célimo Zuluaga, batendo em Marília, o “record” internacional de resistência sôbre uma bicicleta.

Zuluaga fez 155 horas consecutivas, superando a marca anterior que se encontrava em poder do brasileiro Josa e que éra de 150 horas e 35 minutos.

Falando à nossa reportagem, o novo campeão do pedal, teve palavras encomiosas com referência ao prestígio ininterrupto do público mariliense.

--:--

Mortos e feridos em quantidade, deixando órfãos e famílias desamparadas, além da vultuosa monta de prejuízos materiais, é o resultado do trágico desastre da Central do Brasil.

A E.F.C.B., sem dúvida, é recordista em tirar vidas humanas. Até nos lembra o dito jocoso de uma dupla caipira, que contou a seguinte sátira:

“Um homem, desesperado e sem recursos, não tendo para quem apelar socorro, resolveu dirigir-se por carta ao Paí do Céu e da Terra. Escreveu a missiva, fechou o envelope e subscritou: “Ilmo. Sr. Deus. Céu.” O funcionário do D.C.T., na expedição, chamou o colega, admirado, perguntado: “Qual a entrada que vai para o Céu?” Então o outro examinou a carta, franziu o sobrôlho e respondeu: “Não sei; deve ser a Central, pois é a única estrada que sempre manda gente para o céu...”

--:--

Ainda não se definiu o P. D. C. local, acêrca do candidato à sucessão do prefeito municipal. Os “fogos” foram anunciados para o dia 30 do mês pretérito...

--:--

Enquanto isso, os dois candidatos oficialmente lançados, continuam trabalhando sem descanço. Léo e Tatá estão demonstrando que “quem dorme no ponto é “chaufeur”...

--:--

Até o próximo dia 10 de julho, a alta administração do IAPC deverá transferir-se para Brasília.

Essa alternativa foi feita à imprensa, pelo próprio presidente da autarquia, Sr. Eraldo Lemos. Aguarda-se, tão somente, a ordem de execução da mudança, já estando os planos respectivos em poder do Presidente da República.

--:--

Esteve nos Campos Elíseos o deputado federal Cunha Bueno, que é, também, um dos diretores da Willys Overland do Brasil. Depois de ter conferenciado com o governador Carvalho Pinto, informou ter tratado com o chefe do Executivo da possibilidade de ser isenta de imposto estadual a exportação de veículos fabricados em nosso Estado.

--:--

Notícias de Torrance, Califórnia, dão conta de que o Exército norte-americano possui um avião de observação que é um misto de helicóptero e de avião comum. O aparelho, que se chama “Doak 16” possui asas curtas que transportam em sua extremidade um motor à hélice. No momento da decolagem, as hélices são dirigidas em sentido vertical relativamente ao solo, à maneira de um helicóptero. Em vôo, o piloto vira as hélices que ficam, então, em posição normal.

--:--

Em Messina, Itália, o marujo Paulo Laimo, de 37 anos de idade, tem um conceito muito “avançado” sobre o casamento. Para ele, um homem pode perfeitamente casar-se até com três mulheres, fazendo-as todas felizes. Assim pensava, assim agiu. Casou-se com uma italiana de Messina, uma norte-americana de Filadelfia e uma grega do Pireu. Durante oito anos, ou seja, de 1945 a 1958, viveu feliz alternando-se nos vários lares, instalados respectivamente na Sicília, nos Estados Unidos e na Grécia. Mas, em 1953, todos os seus casamentos foram conhecidos pela polícia e esta, naturalmente, não concordou com a opinião de Laimo, o qual está agora cumprindo pena na prisão, depois de uma série de apelações.

--:--

Segundo um jornal carioca, o apoio de Jango à candidatura do sr. Carvalho Pinto, como solução de união nacional, teria sido assegurada, constituindo-se num dos lances fundamentais de uma jogada que envolve ampla área do Catete.

Antes de viajar para Genebra, o sr. João Goulart teria credenciado, por escrito, o deputado Santiago Dantas para assegurar ao governador Carvalho Pinto o apoio do PTB à sua candidatura.

Está o sr. João Goulart convencido da inviabilidade desta formula. Mas ela teria a vantagem de fortalecer a retaguarda para a luta contra o sr. Jânio Quadros dentro do PTB. Esta versão foi colhida em alta fonte do PTB.

Extraído do Correio de Marília de 10 de junho de 1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)