Tratamento visual de crianças (25 de junho de 1959)

O “Lions Club” de Marília, entidade que se tornou realmente simpática em nosso meio, mercê de suas altruísticas e efetivas campanhas em pról dos desfavorecidos, ensaia agora nova iniciativa beneficente de grande alcance.

A exemplo do que foi feito pelo clube congênere de São Paulo, os “leões” de Marília promoverão entre nós, uma campanha de fundo eminentemente útil. Trata-se de campanha de exames visuais das crianças póbres, matriculadas nos grupos escolares da cidade.

Na Capital, dita iniciativa, redundou no conhecimento de centenas de casos graves, que estavam ocultos e que prejudicavam a saúde e os estudos da infância escolar da paulicéia. Assim ficaram conhecidos diversos defeitos visuais, casos de miopia e até de tracoma, mercê da realização em aprêço, levada a efeito pelos “leões” e “domadoras” paulistanos. Todos os casos dêsse jaez, foram devidamente corrigidos e os alunos necessitados de óculos, foram dotados dêsse auxílio, através do próprio “Lions”.

Conclui-se que muitos estudantes, tidos como negligentes ao curso primário, nada mais eram do que vítimas ignorantes de algum mail visual, em tempo corrigido, em virtude dessa benéfica iniciativa do “Lions” de São Paulo.

Em Marília, pretende o “Lions Club” local, seguir idênticas pegadas, em pról de nossa classe estudantil primária. A idéia, por si só, é digna dos mais rasgados elogios, principalmente se atentarmos para o fato de que o “Lions Club” de nossa cidade, mal completando seu primeiro ano de vida, já realizou nada mais nada menos do que onze vitoriosas campanhas de altruísmo, em pról de necessitados, póbres, doentes e entidades assistenciais. Essa, agora, do exame visual dos estudantes primários, completará o número de uma dúzia, o que dá a idéia de uma campanha social de grandes méritos e efeitos, em cada mês do primeiro ano de existência dessa nobilíssima entidade.

Os estudos estão sendo elaborados, mas o entusiasmo é grande e a vontade de ser útil dos “leões”, uma realidade marcante. Assim é que estamos seguramente informados, que o “Lions Club” procurará contar com o apôio dos médicos oculistas de Marília, na medida do possível, algumas horas diárias, para o atendimento dêsses exames oftalmológicos. Isso será feito, de maneira equânime, sem um sacrifício exagerado dos facultativos que se incorporarem à campanha e de modos que cada médico, de per sí, atendar um número limitado de candidatos em horários diversos. Os casos de necessidade de uso de óculos, serão atendidos à parte, com o fornecimento desses objetos, as expensas do “Lions”.

Por aí, poderá aquilatar-se a importância dessa campanha que está prestes a ser lançada em Marília e que deverá juntar-se ao rosário de altruístas realizações dos “leões” marilienses.

Nós, que sempre tivemos a irretorquível preocupação em destacar tudo o que é feito em Marília, que signifique benefícios para o seu povo pondo em relevo o espírito de iniciativas dos marilienses, sentimo-nos a cavaleiro, para louvar essa benéfica providência, digna de elogios por todos os meios.

Parabéns, portanto, ao “Lions Club” de Marília.

Extraído do Correio de Marília de 25 de junho de 1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)