Ainda as profecias (4 de dezembro de 1959)

Fizemos ontem referências acêrca das profecias do Professor Saturno, profeta pernambucano residente no Recife. Comentamos os onze itens de sua profecia, não só para conhecimento de nossos leitores, como, igualmente, pelos motivos de curiosidade que a mesma encerra.

Prometemos comentar as divagações proféticas do Professor Saturno, a nosso modo, em nosso entender. Vejamos, pois, o que dizem os itens da citada profecia, ontem focalizados nesta coluna:

a) – Existe lógica na afirmativa de que o sr. Jânio Quadros vencerá as eleições (se for candidato, pois não?). Para o observador neutro, desapaixonado e apolítico, o ex-governador de São Paulo, pela sua excepcional conduta de líder como chefe do mais adiantado Estado da Federação, passou a constituir-se numa grande esperança de “colocar nos eixos” muita coisa errada que existe nestes brasis.
b) – Também Jango e Juscelino poderão romper as relações políticas. Aliás, já houve um reconhecimento. Duas razoes poderão implicar nisso: O PSD negar o apoio a Jango como candidato à sucessão presidencial (Jango quer ser Presidente, não tenham dúvida) ou o Juscelino autorizar a intervenção no mercado da carne (conforme já pensou)!
c) – Lacerda já escapou da morte outras vezes. Não há dúvida de que existe ainda gente “com sede” de “fazer-lhe a barba”. Abril marcará, inevitavelmente, a época propicia das decisões dos partidos políticos na luta sucessória, quando Carlos Lacerda tomará a sua posição. Vai daí...
d) – Lott poderá ser derrotado nas eleições de 60, o adjetivo “fragoroso” é que parece estar um pouco exagerado.
e) – É possível que Jânio não chegue ao final de seu govêrno, se eleito Presidente da República. No Brasil nem todos apreciarão a conduta do ex-governador paulista e muita gente não gostará de ver-se inibida da aproximação fácil da “panela-mamata” nacional. Que sucedeu a Lincoln?
f) – Não há profecia e nem segrêdo e muito menos mistério no fato da afirmativa de que a situação político-financeira do Brasil piorará!
g) – A revolução nacional poderá espoucar. Temos exemplos bastantes por aí. Depende das providências preventivas. Poderia o movimento ter estourado na madrugada de ante-ontem, não fôra as providências governamentais e policiais.
h) – Não existe segrêdo na afirmativa de que a “estrela” de Adhemar de Barros se apagou. Todos sabem disso, inclusive êle próprio.
i) – Esta não sabemos analisar. Entendemos pouco de geografia. Entretanto, estando Recife à beira-mar, qualquer maremoto fará transbordar o Atlântico em determinado ponto e a água invadirá a cidade.
j) – Cientistas e técnicos de todo o mundo vêm afirmando (existem até obras escritas) de que os discos-voadores vêm de Marte. Daí, nenhuma profecia do Professor Saturno existe na questão.
k) – Também não é profecia. Os Estados Unidos e a Rússia anunciaram que o homem atingirá a Lua no ano que vem. Estão até lutando para ver quem conquista essa primazia.

Dissemos ontem, não somos muito dados a essas crendices de profecias. No passado, os profetas que se manifestaram sôbre diversos assuntos (vitória de Juarez, vitória de Adhemar, vitória de Prestes Maia, fim do mundo, etc.), em passado não muito distante, frisemos, só “deram fóra”. Êsses profetas estão bastante desmoralizados hoje em dia...

Extraído do Correio de Marília de 4 de dezembro de 1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)