Carta ao Policarpo (10 de outubro de 1973)



Marília, 10 de outubro de 1973.

Caro Compadre Zé da Rua:

Faço votos para que, estas mal traçadas linhas vão encontra-lo no gozo da mais perfeita saúde e felicidade, em companhia da comadre Maria Sofredora e seus onze pimpolhos.

Por aqui, eu mais a comadre Maria da Fome e as crianças, vamos levando a vida como Deus é louvado.

--:--

A gente lutando com a vida, trabalhando de sol a sol, no duro. A noite ganho mais uma quirerinhas, trançando laços e nos dias-santos e domingos, sempre pego um servicinho de poceiro, para ganhar alguma coisa mais. Mas não é preciso tanto assim, porque a vida está muito boa e só sobe um tiquinho de 1,2%, conforme li no Almanaque da Farmácia.

--:--

Tem vizinha reclamando, que o preço da carne está muito caro, mas nós aqui  em casa nunca preocupamos com isso, porque, na verdade, a última vez que comemos um pouquinho de carne, foi quando o coronel deu aquele churrasco, para receber aquele homem da cidade, que diz que vai ser candidato a deputado.

--:--

Televisão eu não comprei, porque senão a família vai ficar vendo tevê a noite e isso cansa muito a vista e o vidrinho de colírio que a gente tem, está quase no fim.

--:--

Outro dia, um fazendeiro muito amigo, deu p’ra gente uma melancia das grandes, que foi uma beleza. Eu, a minha mulher Maria da Fome e as crianças, tiramos a barriga da miséria.

--:--

Mistura a gente tem com fartura por aqui. No “varjão” dá muita serralha e nas quiçaças tem maxixe à vontade. De vez enquando, o meu filho Quincas, pela algumas rolinhas na arapuca e a gente tem uma mistura gostosa e diferente.

--:--

Roupa é o que não falta, pois até no Asilo a gente sempre ganha algumas peças que a comadre conserta e reforma.

Outro dia, numa oficina mecânica eu consegui duas latinhas vazias de óleo de breque e fiz dois candeeiros muito bons. Foi uma grande economia.

--:--

Como você vê, a vida está muito boa e não há nenhum motivo para queixar.

Eu estou satisfeito com tudo e fico fulo de raiva, quando vejo os outros reclamarem que a vida está difícil e que tudo está muito caro. Acho essa gente muito exigente.

--:--

Se a colheita correr bem este ano, qualquer dia vou fazer-lhe uma visita, cumprimentar a comadre Maria Sofredora e os onze afilhados meus.

--:--

Não pósso me queixar da vida, mas tem uma coisa que está me dando muito aborrecimento.

É o meu filho mais novo, o Bombardino.

Esse menino sempre foi e continua sendo muito trabalhador. Me ajuda na lavoura, sabe arrear o cavalo, sabe trabalhar com a enxada e o arado, já tirou diploma do grupo e é muito estimado por todos. Ele escreve as cartas dos colonos e todo mundo gosta do tipo das cartas que ele escreve.

Nos bailes aqui na roça, as moças gostam de dançar com ele e todo mundo admira-lhe a inteligência.

Mas nestes últimos tempos, o menino, que já está com 19 anos, cismou de meter umas idéias bestas na cabeça, o que me está deixando muito triste e chateado.

É que o diabo do Bombardino, meu filho, de uns tempos para cá, teima em dizer que quer ser vereador!

Extraído do Correio de Marília de 10 de outubro de 1973

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)