Futebol é assunto (18 de junho de 1974)


O Brasil disputará hoje, em gramados alemães, sua segunda partida de futebol, pela 10ª. Copa do Mundo.

Quinta-feira última (13/06/1974), frente ao selecionado iugoslavo de futebol, a seleção brasileira não correspondeu aos desejos e as esperanças de cem milhões de patrícios.

--:--

Antes daquele jogo, o preparador Zagalo divulgou a mensagem de muito otimismo, vazada nos seguintes têrmos:

“À torcida brasileira:

“O trabalho que até agora realizamos, foi calcado no esquema utilizado com pleno êxito, durante a Copa do Mundo de 70, tanto na prática, como na teoria. Temo-nos preocupado em mostrar aos nossos jogadores, os nossos adversários nos mínimos detalhes, através da projeção de “Slides”.

“A nossa confiança é a mesma de 70, apesar de toda a reformulação que foi feita na Seleção Brasileira. O ambiente entre nós, está cercado de inteira confiança e otimismo, apesar dos murmúrios existentes aqui na Europa, segundo os quais não conseguiremos atingir nosso objetivo.

Mas estejam certos de que, a cada minuto, saberemos que existem 100 milhões de brasileiros, paralizados na televisão, nos incentivando, nos impulsionando, para a conquista de mais um campeonato mundial de futebol”.

--:--

Essa foi a mensagem de Zagalo, antes do jogo frente à Iugoslávia. Mas o incentivo e a paralização de 100 milhões de brasileiros, frente a televisão, nada adiantou, pois empatamos e por pouco não perdemos o referido jogo.

--:--

Para mim, se Zagalo não é o bairrista e o teimoso que dizem e está provando ser, então ele “não apita” nada e outros devem ser os teimosos e bairristas em seu lugar.

Comenta-se, inclusive, que Zagalo teria afirmado que não iria “mexer” no time. Isto vale dizer, o elenco deveria ser o mesmo que atuou quinta-feira última. Apesar de toda minha fé no futebol brasileiro, sou obrigado a admitir que, se o “onze” for o mesmo da semana passada, o Brasil não chegará às oitavas de finais.

Oxalá esteja equivocado, redondamente enganado.

--:--

Fala-se no deslocamento de Rivelino para a ponta canhota e aí irá residir outro erro, pois a seleção tem junto de si o melhor ponteiro esquerdo do Brasil, que é Edu.

Frente à Iugoslávia, Mirandinha nem siquer permaneceu no banco de reservas.

Jairzinho deve continuar na ponta direita.

--:--

Rivelino na ponta esquerda, Jairzinho pelo miolo e Mirandinha fóra do ataque, pra mim, só representa uma coisa: teimosia, capricho pessoal, falta de pulso como técnico, ou entao, burrice mesmo.

--:--

Vamos esperar o jogo desta tarde, frente à Escócia.

Tomara que esteja eu enganado.

--:--

Passando da ponte para a pinguela, jogou muito mal o MAC, frente à Ponte Preta de Campinas. Foi o mesmo que uma máquina desengrenada, com as peças soltas, sem rítmo harmônico.

O jogo de domingo, do MAC frente a “viúva alegre” de Campinas, veio provar um fato, que muita gente ignorou. Chegou mesmo a tapar a boca de muitos torcedores.

Toninho I fêz grande falta no ataque maqueano, queiram ou não, aqueles que não gostam do “pintinho molhado”.

Extraído do Correio de Marília de 18 de junho de 1974

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)