Futebol e outras coisas (13 de junho de 1974)



O brasileiro João Havelange foi eleito presidente da FIFA – Football International Federation Association, com sede em Berna, na Suíça.

Espera-se radicais alterações na sistemática de operosidade da entidade máxima mundial de futebol.

Há um lado que deve merecer uma observação especial: o otimismo da luta e a perseverança de João Havelange. Há alguns anos passados, ele anunciou ante admiração geral e mesmo cepticismo de muitos brasileiros: “Vou ser presidente da FIFA”.

E foi mesmo.

Essa força de vontade, essa firmeza de propósitos e a conquista do objetivo caracterizam uma disposição impar de espírito de luta.

--:--

A Estação Rodoviária de Marília representa em seu gênero a primeira construída no Brasil.

Sua edificação data do ano de 1.936 e seu idealizador foi o Sr. Joaquim Palácio, ainda vivo, fazendeiro residente em Marília.

Na época, primeira e única em todo o Estado e no País, a Estação constituiu-se em motivo de turismo. Gentes de fóra aportavam a Marília para ver e conhecer a óbra.

Este escriba, estudante do comércio e já “rabiscando” croniquetas para o então bi-semanário “O Progresso”, locomoveu-se desde a cidade de Lins, em início do ano de 1939, para conhecer e ver “in loco”, a Estação Rodoviária.

--:--

Dia outro, alí na Avenida, determinado cidadão, dirigindo-se ao vereador Nadir de Campos:

- Professor, o senhor póde andar aqui pela Avenida com a cabeça erguida e o peito aberto, mas não são todos os vereadores de Marília que desfrutam dessa tranquilidade.

--:--

Brasil pára hoje, às 11 horas.

Todos os brasileiros estarão com as vistas pregadas na tevê e com os ouvidos nos rádios, acompanhando a seleção nacional de futebol, que estréia na Copa-74, em Frankfurt, frente ao selecionado da Iuguslávia.

--:--

Jornal “Diário de Baurú”, em sátira contra Zagalo e com respeito ao Campeonato Mundial:

- As iniciais WM, que se incrustam na Taça do certame mundial, tem uma única explicação: Waldir e Mirandinha.

--:--

Lendo, há dias, uma publicação estrangeira, pude perceber que o noticiário referente às motivações que precederam as expectativas da realização do Campeonato de Futebol-74, apresentam por lá uma conceituação algo diversa.

A maioria dos críticos esportivos da Alemanha insistia em apontar, pelo menos até duas semanas atraz, a seleção da Argentina como a mais provável vencedora do campeonato mundial de futebol, que hoje se inicia.

Alguns cronistas italianos, no entanto, davam mais crédito a Alemanha, prognosticando sua vitória final, em duelo contra o selecionado da Inglaterra, que poderia vir a ser o vice-campeão.

Para outros cronistas franceses, tudo indicava, até três semanas passadas, que o certame, no turno final, poderia apresentar a seguinte classificação: Alemanha, Argentina, Inglaterra e Itália.

Todas essas considerações deixaram claro o descrédito pelas seleções do Brasil, Escócia, Iugoslávia e Uruguai.

Vamos ver o que acontecerá, porque, além de nós, brasileiros, muitas outras nações confiam no futebol canarinho.

Extraído do Correio de Marília de 13 de junho de 1974

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)