Onde Marília vai, a VASP não vai (13 de dezembro de 1974)
No plano de expansão
preconizado pelo Secretário dos Transportes, Engo. Paulo Salim Maluf, consta um
programa de estabelecimento de uma série de ligações no interior, em têrmos de
expansão da Rede de Integração Nacional.
Nesse plano configura-se a
afirmativa da ligação de Marília com São Paulo, através de aviões regulares de
carreiras da VASP.
O referido plano de expansão
foi traçado pelo Governador Laudo Natel e vem sendo executado em virtude da
compra de aviões “Bandeirante”, fabricado pela Embraer – Empresa Brasileira de
Aeronáutica.
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Dentro do plano está prevista
a ligação de centros interioranos, via VASP, desde que possuindo mais de 100
mil habitantes e distando mais de 300 quilômetros da Capital.
Marília possui densidade
demográfica superior ao mínimo previsto e exigido pelo aludido plano. Além do
mais, pelo menos por via térrea, a distância que a separa de São Paulo é
superior aos 300 quilômetros exigidos no próprio colimado governamental.
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Como se isto não bastara,
Marília fôra, por antecipação, incluída nesse roteiro de ligações aéreas,
juntamente com Bauru e Presidente Prudente.
Ressalte-se que Bauru, embora
com maior população do que Marilia, encontra-se em menor distância de São Paulo
do que nossa cidade. Mas, considere-se que a “cidade sem limites”, mesmo mais
próxima da Capital, apresenta todos os quesitos e condições necessárias para
usufruir esses benefícios vaspeinos.
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Como tal, Bauru foi a
primeira das três cidades amplamente anunciadas a gozar dos benefícios da
referida ligação aérea e regular da VASP.
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Ontem (12/12/1974) a empresa inaugurou sua linha de Presidente Prudente,
com três voos regulares de São Paulo à Capital da Alta Sorocabana e vice-versa.
O voo 650 tem lugar das
segundas aos sábados, partindo de São Paulo às 7 horas e chegando a Prudente às
8,30. O voo 651 sai de Presidente Prudente
às 9 e chega a São Paulo às 10,30 horas.
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Às segundas, quartas e
sextas, o voo 652 deixa São Paulo às 13 horas, chegando às 14,30 horas a
Prudente e o voo 653 larga de Prudente às 15 horas, para chegar a São Paulo às
16h30.
Pelo voo 654, todas as
segundas, terças, quartas, sextas-feiras e domingos, o avião sai de São Paulo
às 19,30 horas, para chegar a Presidente Prudente às 21 e é complementado pelo
voo 655, que deixa Prudente às 21,30 para descer em Congonhas às 23 horas.
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Marília continua ficando de
fora, como sempre, aliás.
Parece que nem os rôgos, nem
os estudos, nem os pareceres técnicos previamente realizados conseguiram
despertar interesse da alta direção da empresa, no sentido de ligar Marília a
São Paulo, através da VASP. Nem mesmo em caráter experimental.
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Se a VASP está cinco anos na
frente, com referência a Marília, podemos crer que Marília está mais de 15
anos… atrás da VASP.
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É, então o caso (de dizermos): onde Marília vai, a VASP não vai atrás.
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