Você entende isto? (07 de dezembro de 1974)


Era uma vez, um sujeito.

O “sujeito”, aqui neste caso, um homem.

Esse homem era solteiro e órfão de mãe. Se era órfão de mãe e não era órfão de pai, isto quer dizer que ele tinha pai e não tinha mãe. Se não tinha mãe e era órfão de mãe, é sinal que a mãe (dele) tinha partido desta para a melhor (ou pior). Quer dizer, tinha morrido.

Até ai está tudo correto, certo, sem sombra alguma de alguma dúvida.

--:--

O sujeito começou a namorar uma viúva, siquer imaginando a enroscada em que iria meter-se. Sem supor que iria aprontar a si próprio, o maior “rolo” da paróquia.

--:--

Como todo namoro é a fase que preconiza e anteve a realização do “conjugo vobis”, isto é, do casamento, o sujeito acabou metendo-se na condição intermediária do noivado. Acabou enfiando uma argolinha no dedo anular da mão direita, apesar de ser canhoto. Isto é, ficou noivo.

--:--

Do noivado para o enlace foi um passo apenas e o sujeito acabou casando com a viúva. Então ele que era solteiro e órfão de mãe, ficou casado, restando viúvo o próprio pai.

Mas a mulher do sujeito tinha uma filha solteira e o velho apaixonou-se pela moça, terminando por casar com ela, deixando de ser viúvo.

--:--

Ai começou o enbananamento: o pai passou a ser genro do próprio filho e o filho padrasto do próprio pai. Com isso, a enteada do sujeito passou a ser madrasta dele, uma vez que havia casado-se com o pai e o pai do sujeito passou a ser genro da mulher desse mesmo sujeito.

--:--

Um ano depois, a mulher do sujeito teve um filho, que ficou sendo filho da mãe da mulher do pai do sujeito e ao mesmo tempo tio do sujeito, uma vez que era irmão da enteada que também era madrastra do sujeito.

--:--

Algum tempo depois, a mulher do pai do sujeito, que já era enteada e madrasta dele, teve também um filho. Esse filho passou a ser irmão e neto do sujeito ao mesmo tempo, uma vez que era filho da filha da mulher dele e filho também do pai do sujeito.

--:--

Ai o sujeito passou a complicar-se mais ainda.

A mulher dele passou a ser também sua própria avó, por ser mãe da mulher do pai dele e o sujeito passou a ser não somente marido da mulher dele, como igualmente neto da própria mulher.

--:--

Como o marido da avó de uma pessoa é também avô dessa pessoa, o sujeito acabou sendo avô dele mesmo.

--:--

Acontece que toda a família sempre fora pobre e só o sujeito era rico.

E um dia ele começou a pensar nesse rôlo dos diabos em que havia entrado e que se agravara com o pai casando com a enteada deele e complicado mais ainda, com o nascimento das duas crianças.

E pensou, pensou, que quando ocorresse o dia de sua morte, a partilha da herança iria dar um trabalho dos diabos, porque ele não conseguia descobrir ao certo quantos herdeiros tinha, em linha descendente.

--:--

Faz muitos anos que já foi celebrada a missa de sétimo dia do falecimento do sujeito, que morreu convencido de que era avô dele mesmo…

Extraído do Correio de Marília de 07 de dezembro de 1974

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)